Skip to main content

Solusson: Projetos da ONG Homem Novo

Desenvolvido por: ONG Homem Novo

Dukumentu ku publikadu: 19 Jan 2021
Ultimu idison: 26 Jan 2021
243 odjada

Zero Lixo

Recolha de Lixo ao Domicilio

A ONG Homem novo apresentou mais uma solução para acabar com o lixo no país e deixar a cidade mais limpa. Sob o lema em busca da cidade mais limpa de África e do mundo, a organização apresentou a empresa cuja o nome é Zero Lixo, uma empresa que pretende recolher lixo seletivo ao domicilio. Para tal, esta empresa convida a todos os cidadãos a adquirirem o Kit de separação com o objectivo de selecionar e favorecer o tratamento do lixo.

Em muitos país no mundo, esta prática não é considerada uma novidade, mas na Guiné-Bissau, sim. É muito importante que a população entenda que a aquisição deste “novo hábito” irá refletir diretamente sobre a sua qualidade de vida, contribuindo para melhorar não somente o ar que respira, mas também, o meio ambiente de modo geral, as condições de higiene e saúde pública, e a produção e consumo de alguns produtos.

Uma cidade limpa, sustentável e bonita é o que todos querem, por isso, a empresa Zero Lixo propõe através da recolha do lixo selecionado alcançar este objectivo.

Dispositivo para Lavagem de Mãos para as crianças e Adultos

Criação e entrega de dispositivo para a lavagem mãos para as crianças. A organização Homem Novo entregou no dia 30-11-2020, na Aldeia SOS - Jardim Infantil Hermann Gmeiner, o primeiro lavatório infantil com pedais. O ato da entrega ficou marcada pela realização de várias atividades como Plantação de Flores; Instalação de Kit de Separação de Lixo; Oferta de materiais reciclados e decorativos feitos com garrafas de plástico e latas de tinta. Todas estas acções visam educar, consciencializar, despertar, e provocar ações que reduzam os impactos considerados nocivos  para o nosso meio ambiente. Dispositivos deste género indicado para os adultos têm sido distribuídos em vários lugares.  Como é sabido, a Covid19 reforçou o conceito e a importância da higiene. O dispositivo oferecido vai ajudar as crianças no combate a pandemia e ao mesmo tempo sensibilizar as crianças para a criação, inovação e valorização de esforço a nível nacional para enfrentar os problemas locais.

A organização Homem novo tem contribuindo constantemente com inovações em prol das problemáticas ambientais e sociais relacionadas com o lixo.

Campeonato de Limpeza

A ONG Homens Novos lançou uma campanha de sensibilização e recolha de lixo nos diferentes bairros da cidade. Esta campanha visa acabar com o lixo fortemente presente nos bairros, e fazer entender a população a necessidade de viver num ambiente limpo e sã. Ao que tudo indica, a população tem respondido bem a este desafio, participando em massa do campeonato. 

O campeonato de limpeza teve início no passado mês de outubro. A ideia é dar continuidade a este tipo de campeonato para garantir uma cidade mais limpa. Esta ONG  mostrou mais uma vez através das suas ações que é possível envolver a comunidade local na identificação dos problemas, encontrar soluções e fazer com que os mesmos participem ativamente na resolução dos problemas que afectam a sociedade local.

Cabaz de Guineendade

O Cabaz de guineendade, visa garantir condições de vida melhor para os cidadãos guineenses através de doações, remodelação de habitações, cursos e treinamentos direcionados com objectivo de reforçar o conceito de empreendedorismo no seio juvenil. Recentemente, esta organização entregou uma habitação completamente remodelada para uma família com grandes dificuldades económicas.  

Centro de tratamento de lixo

O centro de tratamento de lixo está a ser construído com o objectivo de tratar e aproveitar ao máximo o lixo orgânico, o metal  e o plástico, para produção do biogás,  panelas, copos, vasos, placas, mosaicos, blocos etc. Este centro vai ser o primeiro centro de tratamento de lixo na Guiné-Bissau.

Veja o vídeo abaixo e conheça todos os projetos atuais em andamento.

 

Pui nomi na no lista di emails