Dia Anti-corrupção. Hoje, como todos os dias, estamos Unidos Contra a Corrupção
A corrupção é um crime grave que pode prejudicar o desenvolvimento social e econômico em todas as sociedades. Estima-se que a cada ano US $ 1 trilhão é pago em subornos, enquanto cerca de US $ 2,6 trilhões são roubados por meio da corrupção - uma soma equivalente a mais de 5% do PIB global. De acordo com um estudo do PNUD, os fundos perdidos com a corrupção nos países em desenvolvimento são estimados em 10 vezes o valor da ajuda oficial para assistência ao desenvolvimento.
Esse alto número pode nos fazer pensar que a corrupção acontece apenas no nível mais alto, ou ainda pior, que a corrupção é “apenas um modo de vida”. Essa percepção perigosa pode limitar a ação que cada um de nós pode realizar para impedir a corrupção. Funcionários do governo, OSC, mídia, setor privado, sindicatos, simplesmente todos podem agir contra a corrupção para fortalecer a democracia, promover a justiça, apoiar a educação, proteger o desenvolvimento e muito mais (read what you can do lê o que você pode fazer).
A luta contra a corrupção é um compromisso inserido na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, (2030 Agenda for Sustainable Development) que capitaliza a importância da promoção da transparência, responsabilidade e combate à corrupção e faz uma ligação explícita entre corrupção, paz, sociedades justas e inclusivas. Em particular, o ODS 16 ( SDG 16 ) inclui as principais metas anticorrupção necessárias para construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas e acelera as conquistas de todos os ODS, assim como, as metas relacionadas à erradicação da pobreza, redução das desigualdades, melhoria da educação, saúde, água e saneamento, infraestrutura, promoção de cidades seguras e resilientes.
O PNUD na Guiné-Bissau faz parceria com atores governamentais e não governamentais para manter a paz e apoiar o país rumo ao desenvolvimento sustentável, e na luta contra a corrupção que está no nosso DNA. Apoiamos o governo no desenvolvimento de uma estratégia geral de combate à corrupção,
trabalhamos com OSCs para aumentar a consciencialização sobre o impacto da corrupção em todas as esferas das nossas sociedades, e trabalhamos com jovens ativistas para lutar por mudanças.
O PNUD na Guiné-Bissau faz parceria com atores governamentais e não governamentais para manter a paz e apoiar o país rumo ao desenvolvimento sustentável, e na luta contra a corrupção que está no nosso DNA. Apoiamos o governo no desenvolvimento de uma estratégia geral de combate à corrupção, trabalhamos com OSCs para aumentar a consciencialização sobre o impacto da corrupção em todas as esferas das nossas sociedades, e trabalhamos com jovens ativistas para lutar por mudanças.
No mês passado, juntamente com o Laboratório de Responsabilidade e o Observatório da Governação e Democracia, lançamos uma Incubadora de Responsabilidade inovadora. É a primeira incubadora desse tipo, que busca ideias inovadoras para promover transparência, prestação de contas, transformá-las em ações concretas e apoiar um ecossistema de transformação e mudança no país. Junto com a AGAC-GB, o evento “A Importância da Transparência na Luta contra a Corrupção” acontece nestes dias (7 a 9 de dezembro) para mobilizar governantes, políticos, magistrados e a sociedade civil para fazer uma frente comum contra a corrupção e promover transparência na gestão dos assuntos públicos. Em ocasião do Dia Anti-corrupção, também lançamos uma campanha de comunicação para aumentar a consciencialização das pessoas sobre o impacto da corrupção na vida de todos.
O caminho para eliminar a corrupção na Guiné-Bissau será certamente longo. De acordo com a Transparência Internacional, o país obteve apenas 18 pontos/100 no Índice de Percepção de Corrupção de 2019. Mas, com o compromisso e engajamento de todos, podemos transformar a forma como a corrupção é percebida e, por meio do forte envolvimento de órgãos anticorrupção, melhorar a supervisão nas instituições, no sector privado e assim apoiar os resultados sustentáveis .
Junte-se a nós. Fique conosco, Unidos Contra a Corrupção