Skip to main content

5 de Dezembro, Dia Internacional do Voluntariado

7 December 2020
Pintura na Escola

O dia 5 de Dezembro é celebrado dia internacional do voluntariado. A data proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas, visa incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo. 

Na Guiné-Bissau a celebração não passou de forma despercebida, foram realizados vários eventos por parte das Nações Unidas para reforçar o conceito do voluntariado, e realçar a importância do trabalho dos voluntários na Guiné-Bissau. Este ano, considerando a problemática do Covid19, as circunstâncias da saúde mundial permitiram a sociedade entender o quão importante é o papel que os voluntários desempenham no mundo, enfatizando sobretudo o valor da solidariedade. Por isso, o Covid19 foi o tema escolhido para a campanha da celebração desta data no país. E foi assim, sob o lema “Juntos é possível, graças ao voluntariado” que as diversas actividades como: 

  • Limpeza e pintura exterior de uma escola acompanhada de entrega de máscaras, lixívia, sabão e dispositivo para lavar as mãos; 
  • Atribuição de prémios “Voluntariado 2020 - Juntos é Possível” destinadas a reconhecer o empenho de organizações voluntárias durante o ano 2020, incluindo as envolvidas na resposta a pandemia; 
  • Exposição de fotografias; 
  • Realização de várias entrevistas para a campanha nas redes sociais

O Dia Internacional do Voluntariado 2020 foi uma oportunidade para promover o voluntariado, incentivar os governos a apoiarem os esforços de voluntariado e reconhecerem os contributos dos voluntários para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à nível local e nacional durante a crise do Covid-19.

Veja a entrevista do Representante Residente das Nações Unidas  e do Coordenador Residente da ONU e DSRG na Guiné-Bissau, Dr. Mamadou Diallo, para a celebração desta importante data. 

 

 

 

Pintura feita na Escola Dr. Agostinho Neto

pintura na Escola

pintura na Escola

 

 

Pui nomi na no lista di emails