Skip to main content

Solusson: Juntos contra a propagação da COVID-19!

Voluntários agem contra a propagação do coronavírus em locais de alto risco de contaminação

Desenvolvido por: Comitê Nacional dos Voluntários

Apoiado por: PNUD

Dukumentu ku publikadu: 12 Aug 2020
Ultimu idison: 12 Aug 2020
3 odjada

A pandemia da COVID-19 agora não é somente uma crise de saúde, pois tem efeitos devastadores sobre o bem-estar das pessoas e as economias dos países.  Apesar das medidas preventivas tomadas pelo Governo da Guiné-Bissau para limitar a transmissão do vírus, o número de casos de infeções por coronavírus aumentou significativamente de 50 para 2032 casos positivos, incluindo 27 mortes entre 20 de abril de 2020 e 7 de agosto de 2020. Esta crise de saúde pode assumir contornos catastróficos devido ao fraco sistema de saúde e à situação socioeconómica frágil do país. As populações mais vulneráveis, incluindo idosos, mulheres, jovens e crianças, são suscetíveis de serem mais gravemente afetadas pelos efeitos da COVID-19.

Em resposta aos desafios causados pela pandemia na Guiné-Bissau, o Comitê Nacional dos Voluntários da Guiné-Bissau (CNV-GB), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está a realizar campanhas de consciencialização sobre medidas preventivas para limitar a propagação da COVID-19 nas regiões de Bafata e Gabu. 

Ao longo do mês de julho, 28 voluntários da comunidade, incluindo 13 em Gabu e 15 em Bafata, foram colocados em mercados, locais de culto e residências para aumentar a consciencialização sobre as medidas que limitam a propagação do vírus e também estão a disseminar informações essenciais e mensagens de consciencialização, incluindo por meio da organização de sessões de demonstração e entrega de equipamento para lavagem das mãos. Os líderes tradicionais e autoridades religiosas desempenharam um papel fundamental para disseminar e garantir que a população tenha total conhecimento dessas mensagens-chave de consciencialização.

Através do compromisso de voluntários da comunidade, esta campanha de consciencialização contribuiu para aumentar a consciência entre as comunidades sobre medidas para limitar a COVID-19, envolvendo jovens, mulheres, líderes tradicionais e autoridades religiosas, e divulgando informações e mensagens de consciencialização nas línguas locais.

Esses voluntários da comunidade desempenharam um papel fundamental na mobilização de suas comunidades. Ao tornarem-se eles próprios agentes de mudança e ao agirem junto das comunidades, eles estão envolvidos diretamente na prevenção, comunicação, sensibilização e, por extensão, na contribuição do incentivo a coesão social nas suas comunidades.

Pui nomi na no lista di emails