Skip to main content

A ONU comemora os 75 anos e quer ouvir de você

20 July 2020
News 75 anniversary

A ONU está a comemorar seu 75º aniversário em um momento de grande perturbação para o mundo, agravado por uma crise de saúde global sem precedentes com graves impactos económicos e sociais. Nós vamos emergir mais fortes e mais bem equipados para trabalhar juntos? Ou a desconfiança e o isolamento crescerão ainda mais? 2020 precisa ser um ano de diálogo, em que nos reunimos para discutir nossas prioridades como uma família humana e de que forma poderemos construir um futuro melhor para todos.

Por que agora?

A Covid-19 é um lembrete claro da necessidade de cooperação entre fronteiras, setores e gerações. Nossa resposta determinará a rapidez com que o mundo se recupera, se iremos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o quão bem lidamos com os desafios urgentes: da crise climática às pandemias, desigualdades, novas formas de violência e rápidas mudanças na tecnologia e em nossa população.

Porém, justamente quando mais do que nunca precisamos de um esforço coletivo, o apoio para cooperação global está a diminuir. Em muitos países, a confiança da população nas instituições tradicionais está em declínio e as relações entre os países estão sob tensão. Essa pandemia irá aproximar o mundo? Ou ela levará a uma maior desconfiança? O diálogo global - e a ação - agora é mais urgente do que nunca.

O que a ONU75 está a fazer?

Em janeiro de 2020, a ONU lançou uma iniciativa de diálogo global e foram realizadas discussões em todos os ambientes, de salas de aula a salas de reuniões de diretores, em todo o mundo. Para alcançar o maior número possível de pessoas, a ONU estabeleceu parcerias com organizações de jovens, da sociedade civil, de empresas e de media e criou uma pesquisa curta de um minuto que é rápida e fácil de concluir.

Por que participar?

É vital que a sua voz seja ouvida neste momento crucial para o mundo. Suas opiniões, preocupações e ideias serão apresentadas aos líderes mundiais e altos funcionários da ONU na comemoração oficial do 75º aniversário da Assembleia Geral da ONU em setembro de 2020. Após setembro, grupos em todo o mundo discutirão a melhor forma de levar adiante as prioridades e propostas geradas.

Cada conversa é uma oportunidade de incentivar os indivíduos a agirem em suas próprias vidas, de acordo com o que ouviram e aprenderam. Elas podem fornecer compreensões e evidências que as organizações nacionais e internacionais podem aplicar. Os resultados podem inspirar novos programas, investimentos, parcerias e campanhas, entre outras opções. Uma plataforma global para mostrar os principais resultados das discussões está a ser desenvolvida pela equipe da ONU75.

Como posso participar?

  • Participe da pesquisa de um minuto e compartilhe-a amplamente: www.un75.online 
  • Confira o kit de ferramentas da UN75 com diretrizes sobre como participar e inspirar conversas e dar mais alcance as vozes através de canais e comunidades para que as pessoas conversem e sejam ouvidas. Adicionaremos mais informações sobre diálogos on-line nos próximos dias
  • Siga @JoinUN75 e #UN75  nas medias sociais (TwitterFacebookInstagram) e adicione sua voz aos depoimentos de pessoas que já participaram

Em Guiné-Bissau, a conversa já iniciou, semana passada, com a organização do primeiro diálogo externo (veja a transmissão ao vivo aqui). Outros eventos desse tipo estão planejados; portanto, continue a acompanhar as últimas notícias, pois novas reuniões serão organizadas para garantir que todos possam participar e inspirar conversas.

Pui nomi na no lista di emails