Passar para o conteúdo principal

Accountability Lab Guiné-Bissau

Conheça os participantes...

 

Rosalia Djedjo

Rosalia Djedjo é ativista e estudante. Aos 16 anos ingressou no programa Caminho do Cidadão desenvolvido pela ONG ESSOR e ANADEC, iniciativa que visa orientar adolescentes para a adolescência responsável. Posteriormente, integrou a Associação Juvenil Unida do Bairro Missira (AJUAM) da Confederação Nacional das Associações de Estudantes da Guiné-Bissau (CONAEGUIB); Em 2019, foi mentora e coordenadora de um projeto social denominado “Projeto de Inserção Social” que visa a formação de jovens em diferentes áreas do conhecimento, proporcionando-lhes ferramentas para serem membros ativos das suas comunidades, defensores e promotores de eventos sociais e culturais . Envolveu muitos jovens da Secção e da Associação Onenoral dos Filhos e Amigos de Secção de Suzana (AOFASS), organização com a qual trabalha e que espera expandir no âmbito da incubadora

 

Accountability Lab foto2

Luís Victor Intchama é sociólogo. Ele se formou em Serviço Social na faculdade de Psicologia, onde fez seus estudos de pós-graduação na Rússia. Foi professor do curso de Serviço Social da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau entre 2015 a 2017. Atualmente leciona na Universidade Católica da Guiné-Bissau como professor do curso de Sociologia e é funcionário público. Ele também é Diretor-Geral da Reforma e Modernização do Estado no Ministério da Função Pública. Através da incubadora, Luís pretende erradicar a irresponsabilidade social, uma iniciativa que visa encontrar soluções junto da administração pública guineense.

 

Mário João Mendonça

Mário João Mendonça é conhecido no mundo da música como artista de rap pelo nome de MC Mario. Seu interesse pelo Rap começou em 1998, quando se refugiou com sua família na vizinha República do Senegal devido ao Conflito Político Militar. No Senegal, teve oportunidade de conhecer alguns Rappers senegaleses, na altura com apenas 11 anos. Durante a sexta gala organizada pelo Fórum Social de Projeção da Cultura Guineense foi eleito o melhor Rapper do ano. Em 2017 lançou o álbum “Produto Final” que contou com grandes nomes da música lusófona. O álbum continha vários gêneros musicais, incluindo Hip Hop, R&B, Kizomba, Afro House. Residente em Bissau, lançou um álbum de comerciais pela Editora BISSILON SOUND intitulado “1 mis” em português “1 mês”. A sua intervenção na música é marcada pela crítica social e pela sensibilização dos seus conterrâneos para assumirem o seu papel de cidadãos.

 

Quintino Fernando Dolé

Quintino Fernando Dolé é coordenador e formador do Departamento de Associações, Voluntariado e Acompanhamento das Associações que integram a Rede Nacional de Associações Juvenis RENAJ (Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau) nas áreas de planeamento estratégico e associativismo. Foi monitor nas eleições presidenciais de novembro de 2019 para o Grupo Eleitoral da Sociedade Civil (GOSCE) e Secretário para os Negócios Estrangeiros da Juventude Evangélica da Guiné-Bissau. É também Promotor de Saúde dos Médicos Sem Fronteiras (Médicos Sem Fronteiras) na campanha de combate ao COVID-19. Para a incubadora, ele está realizando uma campanha de ativismo comunitário que visa resolver o problema do tratamento de resíduos nas comunidades, incluindo mercados, hospitais e centros de saúde.

 

Iannick Vieira

Iannick Vieira é Sociólogo da Saúde. Concluiu seus estudos superiores na República Democrática e Popular da Argélia em 2015. É mestre em Sociologia da Saúde e atualmente trabalha como Pesquisador do Centro de Estudos Ambientais e Tecnologia Aplicada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) . É professor de Jornalismo da AD - Ação para Desenvolvimento e do Instituto Profissão e Tecnologia (IPT). Ele também é membro da Iniciativa Tadja Fomi COVID-19 do Departamento de Comunicação e Visibilidade. Seu projeto de incubadora Chave Inglesa, sarl visa solucionar problemas de acessibilidade e desemprego.

 

Aminata Djamancau

Aminata Djamancau é graduada em direito pela Universidade Colinas de Boé, onde atualmente é professora assistente. É Jurista do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau e participou no programa de formação Regional YALI na área de Negócios e Empreendedorismo. Animata foi também colaboradora da Representação do BAD (Banco Africano de Desenvolvimento) na Guiné-Bissau onde apoiou na recolha de preços de produtos em diferentes mercados do país entre 2014 e 2016. Como parte da incubadora, pretende resolver uma situação económica e financeira problema através da criação de uma empresa de processamento de frutas. A sua ideia inspira-se no nível de industrialização da Guiné-Bissau e espera trazer sustentabilidade através das riquezas naturais que o país possui.

 

Accountability Lab foto7

Artemiza Bucansil Cabral é jornalista que reporta na Televisão Nacional da Guiné-Bissau onde é apresentadora de televisão. Ela ocupa o cargo de Diretora de Comunicação e Comunicação Externa do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau e tem colaborado com diferentes organizações da sociedade civil em questões relacionadas ao empoderamento das mulheres. Artemiza é apaixonada pelos direitos das mulheres e já participou de cursos de formação no campo do empoderamento das mulheres e participação na tomada de decisões. Por meio de seu projeto de incubadora, Emancipação das Mulheres, ela quer abordar a disparidade de oportunidades entre gêneros e contribuir para uma sociedade mais igualitária.

 

Ana Muscuta Turé

Ana Muscuta Turé é licenciada pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Portugal e é Socióloga de profissão. Ela tem contribuído em diferentes áreas do desenvolvimento e áreas sociais como desenvolvimento local, direitos humanos, inclusão social e comunicação para o desenvolvimento, entre outras áreas. Também ocupou cargos na organização não governamental Humanité & Inclusion (anteriormente Handicap International), e tem mais de dez anos de experiência ao serviço da Federação das Associações de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Guiné-Bissau. Para a incubadora, a ideia do projeto visa aumentar a conscientização sobre a deficiência e empoderar as pessoas vulneráveis ​​que vivem com deficiência.

 

Accountability Lab foto 8

 

Braima Sambú é Teólogo e Sociólogo. Atualmente estuda Engenharia Informática de Sistemas e Redes na Universidade BIMANTECS. Ele obteve seu primeiro diploma em Teologia Sistemática em Addis Abeba, Etiópia, e possui habilidades e conhecimentos abrangentes no método de estudo e pesquisa. Sambú é um agente de mudanças apaixonado e, por meio de seu trabalho, tem se mostrado um profissional competente e exemplar dedicado ao seu trabalho. Ele contribuiu com muito esforço e zelo para as tarefas inerentes à sua função, bem como outras atividades na organização e na comunidade. Como ativista empreendedor, Sambú fundou e atua como CEO do “Get Knowledge School Training Center”, um projeto que visa capacitar as pessoas em informática básica e línguas estrangeiras para entender melhor como usar a tecnologia moderna em qualquer idioma. 

Saturnino de Oliveira

Saturnino de Olivera é economista e pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). É membro fundador da iniciativa cívica “Bassora di Povu”, dos movimentos cívicos “CASE” e “guineendadi”. Durante a sua estadia no Reino de Marrocos como estudante de ciências económicas e gestão, foi presidente do conselho consultivo da AGUIFREM-CENTRAL (Associação de Estudantes Guineenses em Marrocos). Foi observador internacional das eleições autárquicas em Moçambique em 2018, e em 2019 nas eleições gerais coordenou a fiscalização do cumprimento do código de conduta eleitoral. Participou também no programa YALI - Centro de Liderança Regional da África Austral, Moçambique-Maputo, na formação de lideranças cívicas. Por meio de seu projeto de incubadora denominado “Transparência na gestão dos recursos florestais”, ele quer estimular o controle cidadão na gestão dos recursos florestais.

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails