Passar para o conteúdo principal

Nô Firmanta

No firmanta

Inovação & colaboração para um futuro Sustentável

A Plataforma NaMon é uma infraestrutura online criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com objetivo de conectar as comunidades com todos os atores territoriais e de desenvolvimento que apoiam o desenvolvimento local, a fim de identificar soluções, torná-las autónomas, replicar a inovação e garantir que as intervenções beneficiem os grupos mais vulneráveis, planificando e desenvolvendo respostas às necessidades e prioridades das comunidades de maneira coordenada.  

O Laboratório de Aceleração do PNUD é uma iniciativa lançada em 2019 com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os Laboratórios de Aceleração foram introduzidos para mudar a forma como olhamos para o desenvolvimento no século XXI e para transmitir o bastão para comunidades de prática, organizações de base e inovadores, com a única crença de que eles entendem melhor as complexidades do dia a dia do que qualquer outra pessoa 

Nô Firmanta  é uma iniciativa do Laboratório de Aceleração e da plataforma Na Mon do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que tem como principal foco identificar e promover soluções sustentáveis, inovadoras e geradoras de rendimento nas áreas de agricultura, ação climática, saúde e saneamento, digital, energia e indústrias criativas. 

 

O QUE PROCURAMOS

 

Negócio, Solução ou Ideia que seja inovadora e transformadora, que possa gerar rendimentos, encaixar nas seis áreas de foco, nomeadamente: agricultura, ação climática, digital, energia, saúde e saneamento e indústrias criativas que terão impacto positivo na vida dos beneficiários.  

 

Definição de negócio  

Um negócio é uma atividade comercial, formalizada (possui alvará) com o objetivo de gerar lucro oferecendo produtos ou serviços aos clientes. 

 

Definição de ideia ou solução 

Uma atividade informal que agrega valor à comunidade, com potencial de formalização, lucratividade e criação de empregos. 

 

OBJECTIVO

O objetivo desta iniciativa é fortalecer o ecossistema empreendedor da Guiné-Bissau, oferecendo financiamento e capacitação. A falta de capacitação para empreendedores guineenses frequentemente resulta no fechamento de negócios com potencial inovador e transformador na sociedade guineense. O PNUD busca reduzir esses fechamentos por meio desta iniciativa. 

 

Áreas de foco  

Agricultura

Ação climática

Digital

Energia 

Indústrias criativas

Saúde e saneamento   

 

Lugar de implementação do projeto 

Território nacional 

 

Requisitos necessários para a candidatura 

  • Ser maior de 18 anos; 
  • Ter a nacionalidade guineense; 
  • Ter a residência no lugar onde o seu projeto será implementado; 
  • Demonstrar que o seu projeto pode ser escalonado e implementado em outras regiões do país;
  • O negócio/ideia/solução deve ser implementado no território nacional e valorizar a questão de género, diversidade e inclusão; 

Obedecer os elementos mencionados abaixo (Fases do concurso/Critérios)

 

No caso concreto de negócio

 

  • Deve provar que tem funcionários; 
  • Deve ter uma conta bancária; 
  • O negócio deve ser formalizado (possui alvará); 
  • Ter funcionamento mínimo de seis meses.

Documentos necessários no caso concreto de negócio

  • Bilhete de identidade ou Passaporte; 
  • Alvará (registo de empresa);
  • 6 meses de evidencias de rendimento gerido pelo seu negócio (extratos bancários);
  • Transações Orange Money, recibos de pagamentos, faturas entre outros.

No caso concreto de ideia ou solução

  • Deve ter uma ideia ou solução bem pensada e pesquisada.
  • Deve demonstrar que a ideia responde a uma necessidade da sua comunidade.
  • Deve apresentar dados que representem a necessidade que a sua comunidade tem e como essa solução ou ideia irá resolver esta barreira.    

Documentos necessários no caso concreto de ideia ou solução

Bilhete de identidade ou passaporte

  •  

Período de implementação 

3- 4 meses 

 

Valor da Subvenção (2ª Fase: Submissão de Candidaturas)

Negócios: 15,000 USD (Cerca de 9.000.000 XOF) 

Ideias ou Soluções: 7,500 USD (Cerca de 4.500.000 XOF) 

 

Valor do prémio (3ª Fase: Bissau Rising Fórum)

15,000 USD (Cerca de 9.000.000 XOF) 

 

Candidatura

Todas as candidaturas serão submetidas através do link encontrado no fim desta página

   

Data-limite para entrega das candidaturas 

30 de julho de 2023 

 

Seleção das propostas

Uma equipe composta por parceiros do PNUD participará do processo de seleção e avaliação das propostas, garantindo assim a transparência e independência dos resultados de cada candidato.

 

Impacto da Iniciativa

 

  • Aumentar a capacidade e a qualidade dos serviços/ produtos oferecidos pelas organizações; 
  • Contribuir para a inovação e aumento do empreendedorismo a nível nacional; 
  • Impulsionar novas iniciativas; 
  • Diminuir a pobreza. Aumentar a capacidade e a qualidade dos serviços/ produtos oferecidos pelas organizações; 
  • Contribuir para a inovação e aumento do empreendedorismo a nível nacional; 
  • Impulsionar novas iniciativas; 
  • Diminuir a pobreza. 
  •  

FASES DO CONCURSO & CRITÉRIOS

1ª Fase: Comunicação da Iniciativa a Nível Nacional

A equipa Nô Firmanta se compõe por técnicos que tem conhecimento sobre a exclusão inadvertida das regiões na elaboração de iniciativas na capital. Devido a esse conhecimento, foi decido que seria feita uma parceira a nível nacional com instituições educacionais, ensino superior e escolas secundarias para apoio na divulgação desta iniciativa.  

A equipa viajou durante o mês de maio para 16 setores do país e conduziu dinâmicas e entrevistas radiofónicas a fim de disseminar informação sobre a iniciativa. A equipa reuniu com mais 450 indivíduos e criou uma rede de 16 pontos focais a nível regional para o apoio na disseminação constante da iniciativa.  

 

2ª Fase: Submissão de candidaturas

Este concurso é direcionado para qualquer pessoa, organização ou empresa que possui um negócio, uma ideia ou solução que encaixa nos seguintes critérios: 

 

Inovação e Transformação: o negócio, solução ou ideia deve apresentar algo novo ou que já existente no mercado que traz mudança significativa na forma de interação ou pensamento de um grupo de pessoas. 

 

Rendimento:  o negócio deve gerir rendimento, e ter uma receita diária/semanal/mensal que seja suficiente para cobrir todos os custos fixos do negócio e ainda gerar lucro.  

Se for uma solução, esta solução deve ter a potencialidade de gerar receita diária/semana/mensal que será suficiente para cobrir todos os custos fixos da solução e ainda gerar lucro. 

 

Áreas de Foco – o negócio, solução ou ideia apresentada deve encaixar nas seguintes áreas de foco: 

Agricultura: qualquer atividade que tem por objetivo a cultura do solo para produzir vegetais úteis ao homem e/ou para a criação de animais; lavoura.

 

Ação climática: Qualquer atividade relacionada ao meio ambiente e à sua proteção. 

 

Digital: Atividades relacionadas à internet, uso da internet e criação de dispositivos digitais. 

 

Energia: Engloba atividades relacionadas à energia e ao seu uso. Exemplos incluem energia química, como o uso de pilhas e baterias; energia eletromagnética, como o uso de geradores; e energia renovável, que envolve a utilização de fontes como energia solar, eólica e hidrelétrica. 

 

Industrias Criativas: Qualquer atividade baseada na criatividade, habilidade e talento individuais, ou que têm o potencial de criar lucro e empregos por meio do desenvolvimento ou produção de propriedade intelectual. 

 

Saúde e Saneamento: Qualquer atividade que tem por objetivo a preservação de saúde e saneamento através de inovação transformadora. 

Os vencedores de Nô Firmanta, terão oportunidade de ganhar uma subvenção (financiamento para investir no seu negócio ou solução/ideia) no valor de 15,000 USD e terão o apoio de um parceiro nacional do PNUD no processo de implementação. É importante frisar que o don@ do negócio ou solução deve residir no sector onde o seu negócio, solução ou ideia está ou será implementado/a isto é um critério obrigatório.  

 

3ª Fase: Escalonamento & Implementação

Durante a 3º fase de Nô Firmanta, após a seleção dos vencedores haverá duas divisões – aqueles que candidataram com um negócio e todos os aqueles que candidataram com uma solução ou ideia.  

 

Negócios 

Os negócios vencedores trabalharão com o parceiro nacional do PNUD para escalonar* o seu negócio para uma ou mais regiões. O escalonamento é importante para demonstrar a importância do negócio a nível nacional. Haverá uma serie de formações e acompanhamento do parceiro nacional e do PNUD para que este escalonamento seja possível.  

 

Soluções ou ideias

As soluções ou ideias vencedoras trabalharão com o parceiro nacional do PNUD para tornar a sua solução ou ideia em um negócio formalizado 

 

4ª Fase: Apresentação de Pitch no Bissau Rising Fórum

Nesta fase, os vencedores irão preparar um *pitch que será apresentado perante um painel de avaliação no Bissau Rising Forum (data ainda por definir). O negócio ou solução que demonstrar o maior desempenho durante o pitch ganhará um premio monetário no valor de 15,000 USD (Cerca de 9.000.000 XOF). 

 

Estratégia de Não Deixar Ninguém para Trás

Com o objetivo de facilitar o acesso à informação e ampliar o número de potenciais candidatos em todo o país, foram selecionados e formados, técnicos informáticos que estarão presentes em diferentes regiões para auxiliar aqueles que enfrentam barreiras como por exemplo, falta de acesso à internet, analfabetismo, deficiências e outros elementos que possam dificultar o processo de candidatura. 

 

Tabela de contactos

 

Definição de termos chave

Inovação Transformador

Criação de soluções que abordam grandes desafios e mudam a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor.  

 

Escalonamento 

Escalonamento é o processo de expansão ou crescimento das operações, alcance e impacto do negócio. Envolve aumentar o tamanho, a capacidade e o escopo do negócio para alcançar níveis mais altos de produção, vendas ou influência. A expansão normalmente envolve expandir a base de clientes, aumentar a capacidade de produção ou serviço, entrar em novos mercados, melhorar a eficiência e, muitas vezes, garantir recursos ou investimentos adicionais para apoiar o crescimento. O objetivo da expansão é alcançar um crescimento sustentável e maximizar o impacto potencial ou a lucratividade do negócio. 

 

Pitch

Um pitch é uma apresentação de negócios direcionada a um grupo de pessoas que possam investir no seu projeto. Ele é elaborado com o objetivo de atrair investidores que possam financiar sua ideia ou potenciais clientes dispostos a adquirir seu produto ou serviço. O pitch é uma forma concisa e persuasiva de transmitir sua proposta de valor, destacar os benefícios e demonstrar o potencial de retorno sobre o investimento. É uma oportunidade crucial para captar o interesse e apoio necessário para impulsionar o crescimento e o sucesso do seu negócio.

 

Para se candidatar, acesse este link

 

Veja através do seguinte link o Flyer desta iniciativa

PNUD & Inovação Transformadora  

O PNUD tem trabalhado em uma ampla área de inovação transformadora, que vai além da iniciativa Nô Firmanta. Todos os candidatos terão a oportunidade de fazer parte de um consórcio de iniciativas incluído algumas abaixo mencionadas.

 

Ações PNUD para Nô Firmanta

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails