Passar para o conteúdo principal

Produção Agricultura Realizada 100% por Mulheres

2 Novembro 2023
Mulheres na agricultura Funddep

Um grupo de 37 mulheres beneficiárias do projeto Incubação e Empreendedorismo Inclusivo estão a demonstrar através do trabalho na área da agricultura que é possível cultivar, vender, sustentar a família com o que a terra lhes tem oferecido e sobretudo pagar a educação e a saúde dos filhos.

O resultado do trabalho que começou alguns meses atrás com a limpeza a reabilitação do terreno para agricultura, seguido da canalização e montagem de torneiras para facilitar o trabalho de irrigação, agora está completamente diferente, tudo verde e cheio de hortaliças, frutas, entre outros produtos agrícolas. Todo este trabalho feito manualmente por estas mulheres implicou não somente esforço físico, mas também dedicação, mostrando que o conceito de resiliência é bem presente no dia a dia e na forma de trabalhar das mesmas.  Além dos 300 viveiros entre os quais, moringa, papaia e limão que já foram transplantados na comunidade e um total de 800 plantas a serem transplantadas até o final da época das chuvas, agora também melancias, abóbora, milho, arroz, inhame, malagueta, fazem parte desta vasta produção. A meta é cultivar uma área de 16 hectares.

Recentemente uma equipa de Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) visitaram este projeto comunitário e tiveram a possibilidade de ver alguns dos resultados deste trabalho idealizado e implementado 100% por mulheres que labutam diariamente.

O projeto de Incubação e Empreendedorismo Inclusivo pretende trabalhar nas  áreas  da  agricultura,  apicultura e  artesanato através da incubação  de  empreendedores de  forma  inclusiva, mas com  especial  atenção às meninas, mulheres  e pessoas  com  deficiência.

A revitalização  das  comunidades  através  da  participação  de  seus membros  nas  atividades  produtivas de reabilitação de terra para a agricultura contribuirá fortemente para o combate às desigualdades sociais.

Segundo Fundação para Democracia Desenvolvimento Estabilidade e Paz ( FUNDDEP) a  estratégia é  continuar com este ritmo de trabalho e garantir que haja futuramente:

  • Maior número de empreendedoras(meninas e mulheres);
  • Aumento de oportunidades de emprego (cada empreendedor poderá não só ter seu próprio rendimento, assim como empregar outros membros da sua comunidade);
  • Diminuição da desigualdade social (mulheres/jovens em situações desfavoráveis e pessoas com deficiências deixarão de ser um peso para as suas famílias mas sim empreendedores, geradores de rendimento e membros ativos nas suas próprias comunidades);
  • Redução da pobreza e melhoria das condições de vida das famílias mais desfavorecidas (maior número de pessoas com rendimento que contribuírem para o sustento das suas famílias).         

É muito importante sublinhar que a comunidade local está engajada com o projeto e reconhece a importância de projetos desta natureza, uma vez que a agricultura além de garantir a sobrevivência do ser humano, fornece matérias primas que são utilizadas nas industrias.

Este projeto é financiado pelo PNUD através da plataforma Na Nô Mon  e implementado pela Fundação para Democracia Desenvolvimento Estabilidade e Paz (FUNDDEP).

Veja as fotografias do projeto!

 

Produção de hortaliças Funddep

Produção de hortaliças Funddep

Produção de hortaliças Funddep

Produção de hortaliças Funddep

Produção de hortaliças Funddep

Produção de hortaliças Funddep

Produção de hortaliças Funddep

Produção de hortaliças Funddep

Produção de hortaliças Funddep

Produção de hortaliças Funddep

Produção de hortaliças Funddep

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails