Passar para o conteúdo principal

Solução: Verde e Bonito

Criação de viveiro, produção de biofertilizantes, biopesticidas e composto

Desenvolvido por: Pitagura da Silva

Apoiado por: PNUD (Plataforma Na No Mon/Laboratório de Acelaração) e Banco Africano de Desenvolvimento

Publicado: 31 Jan 2024
Última edição: 14 Fev 2024
15 visualizações

Criação de viveiro

Contexto

Hoje, a rápida urbanização da cidade de Canchungo condiciona uma extensão do espaço de vida e um aumento dos sistemas alimentares. Assim, a limpeza é comum para a construção de habitats e, na maioria das vezes, as árvores desmatadas não são substituídas. Além disso, o ornamento de muitas casas não é feito. Na zona de Canchungo, há uma indisponibilidade de florista e algumas flores necessárias para embelezar casas e ruas. Além disso, embora a agroecologia seja frequentemente falada na cidade de Canchungo, composto, biofertilizantes e biopesticidas não estão disponíveis no mercado local.

Objectivo

O objectivo principal deste projecto é a criação de um viveiro e produção de biofertilizantes e biopesticidas. As plantas serão vendidas por encomenda por qualquer pessoa que o deseje, com preços variáveis. Para evitar a poluição que provoca o aquecimento global, serão utilizadas bicicletas triciclo para entregas e coletas de elementos para a produção de biofertilizantes e bio pesticidas.  Além dos serviços ornamentais, serão oferecidos serviço de poda de flores nas casas dos clientes e de plantação de novas flores. A produção de biofertilizantes e bio pesticidas e composto serão utilizadas para a sobrevivência do viveiro e também serão embalados e vendidos a agricultores e vendedores intermediários, a fim de desenvolver a agroecologia. Adicionando a isto será oferecido tratamentos com biopesticidas ou biofertilizantes para tratar a safra. 

Assim, pretende-se:
Criar um viveiro que conterá 2000 plantas incluindo: mangueiras, citrinos, plantas frondosas (Eucaliptos), flores, coqueiros...
Mangueiras: 200
Cajueiros: 100
Citrinos : 400
Plantas frondosas (Eucalyptus, neem (Azadirachta Indica), filao, Cordia...: 700
Flores para ornamento: 400
Óleo de palma: 100
Coqueiros: 100

Impacto Esperado

Deseja-se com este projecto proporcionar o aumento de produção/comercialização de plantas, biofertilizantes e biopesticidas, tratamento agrícola assim como, serviços ligados a esta área.

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails