Passar para o conteúdo principal

Solução: Transformando Plástico Descartável em Utilitários

Desenvolvido por: Nhinte Na Canhe

Apoiado por: PNUD (Plataforma Na Nô Mon/Laboratório de Aceleração) e Banco Africano de Desenvolvimento

Publicado: 30 Nov 2023
Última edição: 12 Abr 2024
26 visualizações

Plásticos em Utilitários

 

Contexto

O plástico constitui um dos principais resíduos encontrados na rua, além de sujar a rua, puluir a natureza, é considerado extremamente perigoso para os animais em caso de ingerência.  Infelizmente, a crescente montanha de sacos de plástico nas ruas é notável no país, sobretudo por causa da venda de água que é feita através dos sacos de plástico.

Em Buba, existem lixeiras onde as pessoas depositam suas sacolas plásticas, normalmente a recolha é feita semanalmente por um grupo de rapazes, que limpam e abrem estes sacos. Após este processo, um grupo de  mulheres trabalha na confeção dos produtos acima mencionados, onde seis camadas de plástico são derretidas juntamente com um ferro, resultando  um bom acabamento, pois o produto final é uma folha de material flexível com aparência de couro devido ao encolhimento e enrugamento do plástico, depois disso, estes produtos são colocados para venda no mercado de Buba e Bissau.

Objectivo

O principal objectivo desta iniciativa é aproveitar os residuos do plástico, transformar-los em novos produtos e comercializaliza-los. A ideia principal é produzir e aumentar os seguintes artigos: sacolas, carteiras, capas de livros, capas de telefone, bolsas e outros produtos e coloca-los a venda no mercado de Buba e Bissau. Existe ainda a possibilidade de  tecer e transformar o plástico em pano e fazer crochê. Todo este trabalho será também acompanhado por um processo de conscencialização da população sobre as questões relacionadas ao lixo e ao meio ambiente.

Impacto Esperado

Para além do aumento e produção de produtos produzidos à base de plástico que irá contribuir significativamente para melhorar a economia local e para que as cidades estejam mais limpas, a redução do impacto ambiental também será uma das vantagens do mesmo.

 

Limpeza e organização do espaço para o Atelier

 Lixutil

Lixutil

 

Lixutil

lixutil

lixutil

Algumas beneficiárias do projecto

lixutil

lixutil

Exemplos de alguns Produtos

Lixutil

lixutil

Lixutil

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails