Passar para o conteúdo principal

Solução: SWISSAID

Publicado: 05 Fev 2021
Última edição: 05 Fev 2021
55 visualizações

Swissaid é uma organização sem fim lucrativos que tem como objectivo combater para que haja menos pobreza, mais justiça - por meio de ações práticas no terreno e engajamento político na Suíça: como especialista nas áreas de agroecologia e igualdade de gênero, a Swissaid trabalha para o desenvolvimento sustentável de uma forma baseada em princípios. Com escritórios em países onde tem projetos e em estreita cooperação com parceiros locais, promove iniciativas de pessoas que buscam de forma independente uma saída da pobreza e reivindicam o seu direito de participar da vida econômica, social e política. A organização trabalha em parceria para atingir os objetivos que a comunidade internacional propôs para a Agenda 2030.

O desenvolvimento sustentável requer uma transformação dos sistemas alimentares e agrícolas. A agroecologia pode dar uma contribuição importante, para isso: os alimentos são produzidos com base em ciclos naturais, o sistema conserva recursos, depende menos de fatores externos como óleo e pesticidas e é mais estável em face de mudanças nas condições e eventos extremos - que também torna crucial uma solução para a crise climática. A agroecologia coloca as pessoas no centro do palco, reconhecendo e reunindo o conhecimento e a experiência de diferentes atores-chave: mulheres, jovens, produtores de alimentos, comerciantes, consumidores, políticos, cientistas e cidadãos.

Na Guiné-Bissau a ideia do projeto é ter um centro de especialização que treina futuros especialistas em técnicas agroecologicas - agricultores, promotores, líderes de associações etc. Vários parceiros nas regiões de Cacheu, Bafatá, Oio e Bissau estão envolvidos na implementação deste projeto. Um dos parceiros é a associação de horticultores femininos Granja de Pessubé, em Bissau. O seu lote coletivo de terreno é utilizado, entre outras coisas, como local de formação, experimentação e demonstração.

Entra aqui para conhecer mais sobre Swissaid 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails