Passar para o conteúdo principal

Solução: Nô kuida de Nô Bedjotis

Assistência Medica-Medicamentosa, Alimentícia e Psicossocial Para os Idosos

Desenvolvido por:
Programa de Intervenção e Assistência ao Idoso - O Bom Samaritano
Apoiado por:
Plataforma Na Nô Mon, PNUD
Publicado: 18 Jan 2023
Última edição: 26 Jan 2023
42 visualizações

Contexto

O Projecto “Nô kuida de nô Bedjotis” é um projecto do Programa de Intervenção e Assistência ao Idoso Bom Samaritano (P.I.A.I-O), destinado aos Idosos com o objectivo de proporcioná-los uma vida saudável através de Assistência Medica-Medicamentosa, Alimentícia e Psicossocial, garantindo assim uma maior inclusão deste grupo na sociedade.

Segundo o P.I.A.I-O a camada considerada da terceira idade na Guiné  Bissau, é uma camada vulnerável, carenciada em todos os sentidos que necessita de uma atenção especial e atendimento no que tange a saúde e bem-estar. A falta de assistência geriátrica constitui uma grande barreira para proporcionar uma vida digna, saudável e prolongada.  

A falta da presença estatal em garantir os direitos básicos da população (especialmente da terceira idade), através de programas e políticas públicas destinadas aos idosos, acaba por criar uma certa sensação de dor, abandono e danos para a vida destes indivíduos. 

O P.I.A.I-O constatou que valor da reforma de muitos idosos guineenses é muito baixo, muitos deles têm filhos que estão desempregados, e por estas e outras razões não conseguem ajudar os pais. Esta situação acaba por influenciar a qualidade e a quantidade de recursos importantes para o bem-estar destes idosos.

Outro factor importante  a ser destacado que influencia de forma negativa a saúde dos idosos guineenses, prende-se com o aspecto cultural. Quando os idosos adoecem, muita das vezes são negligenciados pela família, pois a família considera que são "feiticeiros", que os abandona a própria sorte, conduzindo assim a danos psicológicos. Todos estes elementos descritos associados a uma má dieta alimentar contribuem para que os idosos adquiram enfermidades crónicas.

Este projecto pretende apoiar uma média de 100 idosos (acamados, com dificuldade ambulatória ou sem graves problemas de saúde) residentes do Centro Lar de São vicente Paulo e  Centro Paroquial Católico (para aqueles que vivem nos seus domicílios em diversas partes de Bissau).

Em cada sessão, serão realizadas as seguintes actividades.

- Consultas e controles rotinários completo. 

- Atividade da beleza (Pintar unhas e arranja cabelos) como forma de recuperar a auto-estima. 

- Oferta das sopas ou outros tipos de refeições para proporciona-los uma alimentação saudável e equilibrada.

Objectivo

  • Dar assistência médica, medicamentosa e psicossocial aos idosos contribuindo assim para o bem-estar físico e mental dos idosos e para que possam viver de uma forma mais saudável, duradoura e feliz.
  • Incentivar a sociedade em especial a camada mais jovem a adotar mecanismos que permitam uma boa convivência com os idosos permitindo-lhes cuidar dos mais velhos e apreender  experiência e certos valores. 

Um grupo constituído por 5 Médicos, 5 Enfermeiros, 1 Assistente Social, 1 Nutricionista e 1 Fisioterapeuta (na segunda fase do projecto), fazem parte deste projecto para garantir que os objectivos sejam alcançados.  Esta equipa funcionará num período bissemanal com atendimento para todos os idosos e com controlos regulares para aqueles que precisam de uma atenção especial.

Impacto Social

Ter Idosos saudáveis (fisicamente e psicologicamente);

Contribuir para melhorar a inclusão dos idosos na sociedade;

Valorizar experiências, valores e conhecimentos dos idosos;

Melhorar a relação dos idosos no seio familiar e com a juventude.

 

Plano de trabalho

Projecto No Kuida di Nô Bedjotis

No Kuida di nô bedjotis

No Kuida di nô bedjotis

Consultas realizadas no âmbito deste projecto

Consultas No Kuida di No Bedjotis

Consultas do projecto No kuida di Nô Bedjotis

Consulta do projecto No Kuida di Nô Bedjotis

Consulta do projecto No Kuida di Nô Bedjotis

Consulta do projecto No Kuida di Nô Bedjotis

Consulta do projecto No Kuida di Nô Bedjotis

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails