Solução: Melhoria da capacidade de transformação de cereal
Contratação de formador para operário de máquinas compradas e gestores, e construção de hangar
Desenvolvido por: Direito à Um Mundo Justo e Livre,Direito ao Bem-estar, Saúde, Alimentação e Abrigo
Apoiado por: Feré Có BIMBI,União Europeia,Ianda Guiné
A tabanca de Tassilima tem cerca de 329 mulheres que todos os dias precisam de descascar o arroz e moer o milho para que possam confecionar as refeições das suas famílias. Atualmente fazem-no de forma tradicional ou seja manualmente com os pilões e os respetivos paus. Para conseguirem transformar o milho em farinha de milho precisam pilá-lo duas vezes e para limpar o arroz precisam fazê-lo até quatro vezes. Por vezes recorrem ao descasque com máquina mas existem algumas dificuldades no acesso a esses serviços porque são obrigadas a deslocarem-se à cidade Gabú ou à tabanca de Sintcham Iaia com a ajuda dos filhos e maridos.
A produção de arroz da tabanca é feita por agregado familiar e segundo as suas estimativas cada agregado produz uma média de 6 a 9 sacos de 50 kg de arroz por ano.
A solução para a resolução do problema identificado é a aquisição de uma máquina descascadora de arroz de um moinho de milho e a construção de uma casinha para instalar as duas. Porque vai facilitar o processo de descasque do arroz e da moagem do milho assim como o acesso a estes serviços. E também as máquinas estarão seguras numa casinha construída para o efeito.