Passar para o conteúdo principal

Solução: Limiting the Impact of COVID-19. Uma abordagem 3x6

Desenvolvido por: ENGIM

Apoiado por: PNUD-Económia Azul Como Catalisador da Recuperação Verde

Publicado: 06 Abr 2022
Última edição: 06 Abr 2022
45 visualizações

Contexto do projeto:  O projeto, em parceria com o governo da Guiné-Bissau, autoridades locais e lideranças comunitárias, utilizará a metodologia JICA KAIZEN para pilotar um esquema 3x6 direcionado a pessoas vulneráveis ​​cujos meios de subsistência são afetados pela pandemia e suas comunidades.

Este projeto é apoiado pelo governo do Japão, parcialmente financiado pelo PNUD Guiné-Bissau através do projeto “Economia Azul como Catalisador da Recuperação Verde” e implementado pelo ENGIM no bairro de Pluba (Bissau).  

Objetivo do projeto:  O principal objetivo do projeto é promover uma recuperação económica verde numa das zonas mais afetadas pela pandemia de COVID-19, bem como, promover a inclusão financeira e a diversificação dos meios de subsistência dos residentes do bairro através da atribuição de um subsídio mensal que vem por meio do mobile banking e remunera o trabalho comunitário realizado pelos beneficiários.   

Desenvolvimento do projeto até o momento: A primeira fase do projeto diz respeito ao engajamento da população local e à rápida geração de empregos. O principal resultado da reunião comunitária com o objetivo de identificar as necessidades mais urgentes em termos de trabalhos comunitários é o acordo sobre as 3 principais necessidades identificadas pela comunidade:

  1. Construção do mercado local → os beneficiários estão terminando as fundações;
  2. Reconstrução da escola local → as salas já estão finalizadas.
  3. Recolha de resíduos e sensibilização → as atividades relacionadas com este tema já foram concluídas, inclusive a recolha de lixo no bairro e a instação de lixeiras nas ruas, que estão a  ser utilizadas pelas pessoas.    

A Formação sobre empreendedorismo e desenho de plano de negócios com a participação de 250 pessoas (133 delas mulheres) que farão parte desta atividade. Serão apresentados os planos de negócios no final do treinamento para desenvolver projetos inovadores, alguns deles relacionados à economia azul.

O perfil dos beneficiários é o seguinte: 

  • 180 mulheres, das quais 46 estão prestando serviço comunitário no mercado, 18 na escola e 116 na coleta e conscientização do lixo urbano;
  •  120 homens, dos quais 54 estão prestando serviço comunitário no mercado, 32 na escola e 34 na coleta e conscientização do lixo urbano;
  •  100 beneficiários com menos de 26 anos;
  •  166 beneficiários de 26 a 35 anos;
  •  34 beneficiários com mais de 35 anos.

A idade média dos beneficiários é de 27 anos. Os beneficiários mais jovens têm 16 anos, enquanto o mais velho tem 51 anos.    

Impactos sociais

Os principais impactos deste projeto, são a geração de renda para pessoas vulneráveis ​​e a diversificação dos meios de subsistência para enfrentar o cenário pós-pandemia.

Veja as fotografias do projeto

Projeto de Economia Azul e Engim

Projeto Economia azul e Engim

Projeto Económia Azul-Engim

Projeto Engim/Económia Azul

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails