Passar para o conteúdo principal

Solução: Inclusão Digital

Desenvolvido por: Federaçao das Associaçoes de Defesa e Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiencia da Guiné-Bissau (FADPD-GB)

Apoiado por: Plataforma Na Nô Mon, PNUD e Banco Africano de Desenvolvimento

Publicado: 30 Out 2023
Última edição: 07 Dez 2023
46 visualizações

Contexto

A FADPD-GB é uma Organização Nacional, representante e interlocutor das organizações de pessoas com deficiência na Guiné-Bissau, criada em 2009 e que trabalha na defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Atualmente a FADPD-GB conta com 36 Organizações membros de Pessoas com Deficiência (OPDs) de todos os tipos de deficiência (auditiva, albina, física/motora, intelectual/mental, múltipla e visual) em todo o território.  Contribuir para o fortalecimento do movimento das pessoas com deficiência capaz de influenciar a construção de uma sociedade desenvolvida, justa e inclusiva.

A escolha desta actividade vem da constatação feita junto dos membros das OPDs no que diz respeito a sua comunicaçao e interaçao com a direcçao das Federaçao das Associaçoes de Defesa e Promoçao dos Direitos das Pessoas com Deficiencia da Guiné-Bissau e dos seus congeneres a nivel nacional e internacional. Muitos membros das Organizaçaoes de Pessoas com deficiencia, teem dificuldades imensas em relação a informatica e não conseguem aproveitar o conhecimento e as vantagens que esta area oferece e nem conseguem divulgar  as atividades de sensibilizaçao que realizam nas suas organizaçoes, nem sequer aproveitar todas as vantagens que este mundo oferece.

Objectivo

O principal objectivo deste projecto é contribuir para o fortalecimento do movimento das pessoas com deficiência capaz de influenciar a construção de uma sociedade desenvolvida, justa e inclusiva. O projeto irá proporcionar a realização de um conjunto de actividades de capacitação no dominio da TIC, capaz de oferecer conhecimentos basicos às pessoas com deficiencia para que não fiquem fora de um mundo que oferece possibilidades infinitas. Além disso, o projecto irá implementar açoes que visam remover as barreiras, que impedem o acesso as pessoas com deficiência ao mundo da comunicação digital, reduzindo assim as desigualdades sociais, contribuindo de certa forma, através da inclusão digital para melhorar e assegurar a comunicação e interação entre a FADPD-GB e os seus membros espalhados em todo o territorio nacional.

Impacto Esperado

O projeto propõe-se a contemplação de um conjunto de atividades multifacetadas, direcionadas a apoiar a participação das pessoas com deficiência e suas organizações no reforço das suas capacidades institucionais e tecnológicas de comunicação digital, e também a criação de centro de recurso na zona do Projeto, que não só sera utitizado durante a formação como incubadora, mas também servirá ou estrará disponivel para os lideres e membros das OPDS, realizarem, atividades teóricas e práticas, e ainda de espaços de trabalhos para organização que tem dificuldades de aceder a internet. Portanto de uma maneira geral o impacto esperado são os seguintes:

  • Reforçar as capacidades dos Lideres das OPDs, nos dominio da Tecnologia de informação e Comunicação;
  • Criação de uma incubadora para as OPDs no Centro de Recursos da FADPD;
  • 20 lideres das organizações das pessoas com deficiencia serão capacitados em materia da inclusão digital.

 

Veja abaixo as fotografias do projecto!

Visita do Banco Africano de Desenvolvimento  e da OMS à FADPD

Inclusão Digital Visita OMS e BAD

Visita OMS e BAD a FADPD

Visita OMS e BAD a FADPD

Visita OMS e BAD a FADPD

 

Beneficiários do projecto durante as aulas de informática

Inclusão Digital

Benificiarios de inclusao digital

Inclusão Digital

Inclusão Digital

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails