Passar para o conteúdo principal

Solução: Cooperativa de Animais

Desenvolvido por: Demba Kabi

Apoiado por: PNUD (Plataforma Na Nô Mon/Laboratório de Aceleração) e Banco Africano de Desenvolvimento

Publicado: 28 Nov 2023
Última edição: 14 Fev 2024
20 visualizações

 

cooperativa de animal

 

Contexto

Considerando a grande falta de produção de carne existente no mercado, a solução apresentada visa a  criação de porcos, cabritos, lebre e galinhas poedeiras  através da cooperativa Linha de Bas, fornecendo carne de qualidade acessível também para os mercados mais distantes.  A promoção da actividade de criação destes animais  no norte do país será uma fonte de receita sustentável, e uma oportunidade para consumidores/comerciantes de carne de porco, cabra, lebre e ovos de galinha, mulheres comerciantes de porco e cabra em Canchungo, Bissorã, Bula, porto, de Rampa em Bissau, vendedores de espetadinhas e avicultores melhorarem as suas vendas nos mercados locais. Ao mesmo tempo, será montada uma fábrica de ração. Além dos tradicionais mercados locais da agricultura familiar que podem ser fortalecidos,  este negócio poderá contribuir para alavancar novos mercados emergentes como: novas oportunidades como o mercado industrial, alta gastronomia, insumos para probióticos, nutracêuticos e matéria-prima para confecção de produtos e acessórios derivados do couro.

Objectivo

O objectivo desta solução é a criação de uma cooperativa animal para abastecer o mercado local, comercializar os produtos derivados dos mesmos e criar oportunidades de emprego, através do fornecimento de carne de qualidade para diferentes localidades.Uma parte da produção será fornecida directamente nos mercados de Olossato de Bissorã, Bula e outras localidades, bem como, nos supermercados, hotéis e restaurantes (em regime de contracto).
Será também realizada técnicas de melhoramento genético para aumentar a produtividade por meio de modificações na composição genética do rebanho de cabra, porco e raças de galinhas poedeiras a partir da identificação de diferenças genéticas entre animais e aves de uma mesma raça ou linhagem. A selecção genética tem como intuito escolher as melhores raças e acasalá-los entre si.

Impacto Esperado

Melhorar a quantidade e qualidade de carne no mercado, criar mais oportunidades de emprego sobretudo para os jovens na zona rual e dinamizar economicamente os lugares onde este produto será comercializado. 

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails