Solução: Centro Técnico de Informação e Comunicações (CETIC
Desenvolvido por: Iero Cande
Apoiado por: Laboratório de Acelaração - PNUD (Guiné-Bissau)
O Laboratório de Aceleração do PNUD Guiné-Bissau lançou um concurso de empreendedorismo em colaboração com a Rádio Jovem, cujo principal público são os jovens guineenses. O objetivo do concurso era envolver jovens empreendedores e quase-empreendedores, para desenvolver ideias no sector público.
Iero Cande participou deste concurso, apresentando o projecto Centro Técnico de Informação e Comunicações (CETIC) e recebeu 1,5 milhões de XOF(Segundo prémio).
O CETIC é um centro de formação profissional criado em 2018, com o objetivo de ministrar cursos de informática a jovens e profissionais da Região do Bafatá para reduzir o analfabetismo informático e aumentar o emprego juvenil, o empreendedorismo e o trabalho autônomo.
Resultados Alcançados Após 6 Meses
- Abertura de um novo escritório em Bissau de atendimento para o curso modular de excel, funcionando como bloco -III do CETIC -BAFATÁ, oferecendo cursos de capacitação profissianal de Excel para alunos universitário, em especial, universitários naturais da Região de Bafatá e de Gabú em Bissau, dontando-os de ferramentas das Novas Tecnologia de Informação, assim, ter maiores changes de conseguir emprego;
- 4 novos funcionário trabalhando FULL TIME e 4 funcionários trabalhando PART TIME;
- Durante 3 meses o CETIC capacitou a mais de 250 alunos de diferentes universidades de capital Bissau;
- Aquisição de novos equipamentos como, computadores portateis(6), impressora(1);
- Adiantamento da renda;
- Abastecimento da mercadoria e em parte a construção do armazém do stock.
Parcerias
- Direção Regional da Educação na Capacitação dos seus Tecnicos;
- Conselho Regional de Juvente, na Capacitação de Jovens na Região com idade entre 16 aos 25 anos;
- Não só ajudou a conquistar parceiros e alunos, mas, também fez de nós um projecto credível a nivel internacional no qual pode-se destacar a participação na Polonia -Governação de Internet, a adesão a comunidade YALI- AFRICA, através do programa MANDELA WHASHINTON FELLOWSHIP, no qual o projecto foi selecionado para a Semi-final do programa.
Veja as fotografias do projeto