Passar para o conteúdo principal

Trabalho Social Representado Através de Objetos

21 Maio 2021
Trabalho Nereide

Nereide Silva é uma jovem guineense apaixonada pelo conceito da criatividade e da inovação. Esta paixão começou desde criança, mas ganhou forma mais tarde através da criação de objetos que representam diversas realidades do mosaico social, sobretudo, questões relacionadas com a inclusão social e a diversidade.

Viver estas realidade observando com atenção o que se passava ao redor fez nascer nesta mulher a vontade de criar algo como estímulo de resposta à indiferença fortemente presente na sociedade.

Hoje, é com muito orgulho que Nereide produz bonecas albinas e negras, canecas que mostram crianças que usam cadeira de rodas e usam muletas, e outros objetos utilizando a maioria das vezes materiais de origem africana.

Estes objetos podem ser utilizados para ajudar a combater estigmas, criar uma identidade forte nas crianças e transformar a sociedade no sentido de valorizar a diversidade, por isso criou "Firkidja by Nereide Silva" como a marca que representa o seu trabalho.

Além disso, Nereide fundou uma associação chamada "Associada Firkidja" que trabalha fortemente no campo social para inclusão, formação, treinamento e proteção de pessoas albinas.

De facto, algumas experiências foram marcantes e importantes para que Nereide entendesse o impacto do seu trabalho na sociedade, em particular nas crianças. No passado foi convidada para apresentar o seu trabalho numa escola em Aveiro, e as crianças desta escola tiveram a oportunidade de ver pela primeira vez uma boneca albina, e ficaram estupefactos porque desconheciam completamente a existência de crianças albinas no mundo.

O mesmo aconteceu com uma criança que usa a cadeira de rodas quando teve a oportunidade de ver uma caneca onde estava representada a sua realidade.

No caso das bonecas negras, elas também desempenham papel importante quando tratamos de questões ligadas ao racismo e aos estereótipos.

Segundo o relato da Nereide, "A cor da pele, os cabelos e outras características africanas, foram e são ainda hoje motivo de descriminação na sociedade em inclusive dentro do próprio núcleo familiar. Como frisa a mesma, "muitas crianças sentem-se descriminadas porque não se sentem representadas, e isto pode provocar uma certa frustração, levando-as a fazer de tudo para se identificar com a beleza da boneca que tem a frente".

A autoestima das crianças aumenta ao se identificarem com estes objetos, que ampliam o padrão de beleza e ajudam na inclusão social.

Durante muitos anos,  os produtos encontrados no mercado, não representavam a diversidade, e sendo assim, muitas famílias eram obrigadas a comprar bonecas com as quais não se identificavam. Graças a criatividade, o mercado tornou-se mais rico, oferecendo alternativas e mudando vidas.

Podemos entender, que não se trata apenas de objetos quaisquer, mas algo que contém muitas histórias, informações pertinentes e atuais. 

A Nereide cria continuamente novos artigos que nos despertam para várias realidades sociais existentes a nível nacional e internacional.

O respeito pela diversidade é um conceito cada vez mais presente no mundo, portanto, ensinar as crianças utilizando vários mecanismos, é uma forma de construir uma sociedade onde a diversidade é valorizada.

Quando se fala do futuro e de conquistas, Nereide diz que "gostaria de "conseguir afirmação da associação e difundir a minha mensagem na África e no mundo, contribuindo para um mundo melhor" 

 

Veja as criações da Nereide e partilha

Trabalho Nereide

 

Trabalho Nereide

 

Trabalho Nereide

Trabalho Nereide

Trabalho Nereide

Trabalho Nereide

Trabalho Nereide

Trabalho Nereide

Trabalho Nereide

Trabalho Nereide

Trabalho Nereide

Trabalho Nereide

Trabalho Nereide

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails