Passar para o conteúdo principal

Tiniguena Promove a Constituição da Rede Nacional das Áreas e Territórios de Património Autóctones e Comunitário

21 Março 2022
Tiniguena promove ARPAC

Teve lugar no dia 17 do corrente mês na sede da Tiniguena, em Bissau, a 1ª Assembleia constituinte da rede nacional das áreas e territórios de património autóctone e comunitário. Este iniciativa visa criar um fórum de concertação, dos representantes dos Comités de Gestão dos sítios APAC com o intuito de estabelecer parcerias e intercâmbios sobre os desafios da conservação e da governança des territórios e recursos, através de um processo de reforço de capacidades de gestão sustentável e potenciando com base na ação colaborativaentre países da nível sub-região e ao nível continental.

Na sessão da abertura, o diretor executivo da Tiniguena, Miguel de Barros, defendeu a importância do reconhecimento formal da participação das comunidades locais na conservação dos seus património valorizando os saberes milenares e que constituem um património cultural.

Em representação do IBAP- instituto da biodiversidade e das áreas protegidas, Tomé Merec afirmou que a sua organização está disponível para trabalhar com as comunidades na preservação dos seus patrimónios através das sinergias que contribuirão para maior conservação e valorização da biodiversidade, bem como a extensão de territórios com gestão baseada na natureza.

Presidiu o ato o director geral do ordenamento do território, António Vieira Fernandes, que defendeu a integração deste mecanismo de gestão num processo de reforço da governança territorial na qual a componente participativa das comunidades através das associações locais pode contribuir para melhorar o aprofundamento e consolidação das relações entre o estado e a sociedade civil.

Espera-se com este ato que Rede nacional das APACs na Guiné-Bissau constituída, trabalhe em sinergia com outras, como a do Senegal, presente no ato, a fim de apoiar as comunidades locais na destas áreas na sustentabilidade, apropriação d maior capacidade de intervir enquanto protagonistas da sua transformação.

Este projecto de salientar que este projeto é executado pela Tiniguena com apoio financeiro da fundação MAVA, GEF-PNUD e SGP.

Tiniguena promove ARPAC

Tiniguena promove ARPAC

Tiniguena promove ARPAC

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails