Soluções Para a Poluição Plástica - Dia Internacional do Meio Ambiente
Soluções Para a Poluição Plástica é o lema escolhido este ano para comemorar o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente que tem como principal objectivo alertar a população geral sobre os problemas ambientais e a importância da preservação do meio ambiente.
Recentemente, delegados de cerca de 175 países estiveram reunidos em França, para negociar um acordo multilateral sobre a redução de resíduos plásticos no mundo. Este importante passo porque mostra que existe uma consciencialização do problema e é necessário agir.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), é necessário mudar a relação das pessoas com o plástico, pois ela contribui de forma significativa para as mudanças climáticas.
O relatório Fechando a Torneira do PNUMA lançado este ano aponta a reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação como caminhos e soluções que ao serem colocados na prática podem contribuir para evitar a poluição plástica e criar uma economia circular.
O plástico degrada-se em partículas menores que muita das vezes são ingeridas por peixes, aves marinhas e outros animais, provocando desta forma a morte dos mesmos. Em grande quantidade no mar, o plástico impede a penetração de oxigênio, comprometendo também o ciclo bioquímico da flora marinha.
O desperdício do utilizo deste material é grande e bem visível, um dos exemplos claros disso, são as quantidades de garrafas e sacos de plásticos produzidos. Como mostra o estudo do PNUMA "o mundo produz 430 milhões de toneladas de plástico anualmente e penas 9% são reciclados. No ritmo atual, a produção de plástico deve triplicar até 2060". Portanto, a maior parte do plástico é destinado a ser utilizado uma única vez antes de ser descartado.
Considerando que é um material de difícil degradação e apontado por muitos estudos como uma das principais causas de poluição ambiental, é fácil entender que urge uma mudança em prol do meio ambiente e da saúde.
O plástico vem das resinas derivadas do petróleo, sendo assim na sua decomposição liberta gás carbónico que polui o ambiente e contribuiu para o efeito estufa.
Veja abaixo a mensagem do Secretário-Geral da Nações Unidas António Guterres