Passar para o conteúdo principal

Solidariedade Através do Voluntariado Marca o Dia 5 de Dezembro

8 Dezembro 2022
UNV day

 

Dia Internacional do Voluntariado

Em comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado Dia 5 de Dezembro, foram levadas a cabo no país uma série de atividades e ações conjuntas realizadas pelo Governo através do Instituto da Juventude, o Comité Nacional dos Voluntários de Guiné-Bissau (CNV) em parceria com UNV (Voluntários das Nações Unidas) e o PNUD  e demais organizações da Sociedade Civil, realçando o papel e a importância do voluntariado para a construção de um mundo mais sustentável, justo, inclusivo e igualitário.

A campanha sobre o voluntariado “Agir agora, Juntos” (#TogetherActNow) destaca o poder da humanidade coletiva para promover mudanças positivas por meio do voluntariado, incentivar a unidade e a ação urgente, impulsionar a divulgação destinada a promover, mobilizar e defender o voluntariado, reconhecer a contribuição inestimável dos voluntários em todo o mundo e inspirar todas as pessoas a se posicionarem no sentido de dar passos significativos para o bem comum.

Neste sentido, sob o lema “Solidariedade através do Voluntariado”, foram realizadas as seguintes atividades:

  • 24 de novembro: Sessão ao vivo - com depoimentos de Voluntários da ONU da Guiné-Bissau servindo no país e no exterior, onde foi apresentado  o Programa UNV e a Plataforma de Registo de Talentos a 100 jovens reunidos no âmbito do Fórum de Mobilização Juvenil organizado pela UNICEF em Canafistra
  • De 28 de novembro à 02 de dezembro: o Programa UNV na Guiné-Bissau lançou um desafio de citações ou "Quote Challenge" instigando a motivação da família da ONU na Guiné-Bissau.
  • 3 de Dezembro: Limpeza no Bairro Militar levada a cabo pelo CNV e o Instituto da juventude;
  • 4 de Dezembro: Atividade solidária de entrega de roupas e produtos alimentícios  no Hospital de Cumura a favor de pessoas  com  Lepra (Hanseníase) e pessoas com Albinismo.
  • 5 de dezembro: Ato central da comemoração presidido pelo  Ministério da Juventude, Cultura e Desportos, onde foram abordados diversos assuntos relacionados ao voluntariado, incluindo a Lei do Voluntariado aprovado em Conselho de Ministros em Novembro de 2021.

Neste momento, milhares de voluntários nacionais e internacionais estão a trabalhar em diversas áreas sociais, ambientais, económicas e politicas em prol o desenvolvimento sustentável.

Quer ser um voluntário/a das Nações Unidas? Registre-se, descubra todas oportunidades através do seguinte link e dê o seu contributo para construir um mundo melhor.

Inscreva-se na nossa lista de e-mails