Passar para o conteúdo principal

Sistema Integrado de Registo Civil Criado na Guiné-Bissau

20 Setembro 2023
Bandeira da Guiné-Bissau

Esta previsto até o final do ano um projeto-piloto que visa a digitalização de documentos, com objectivo de criar um sistema informático que garanta o registo de nascimentos, casamentos e óbitos e digitalização de documentos que atualmente são de difícil acesso aos cidadãos. Um dos objetivos também deste processo de digitalização "é contribuir para reduzir ainda mais a taxa de crianças até aos 7 anos registadas, que já foi de 23% e subiu para 46% desde que é feito registo nos hospitais", com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Este projecto é de extremo valor para o país porque irá contribuir de forma geral para revolucionar o sistema de emissão e entrega de documentos, bem como melhorar a base de dados, permitindo responder com uma maior eficiência as demandas da população. Num mundo cada vez mais tecnológico, urge a necessidade agilizar serviços desta natureza para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e "não deixar ninguém para trás"

Segundo o diretor-geral da Identificação Civil, Registo e Notariado, José Alves Té a meta é "chegar aos 90%", à semelhança de outros países da sub-região da África Ocidental.

Para a representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Alessandra Casazza, esta ação  "vai ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável", fornecendo identidade legal para todos até 2030.

Veja o vídeo abaixo e entenda mais sobre este projeto.

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails