Passar para o conteúdo principal

Seminário - Formação Em Matéria da Situação da Violência Baseada em Gênero e o Sistema Judicial na Guiné-Bissau

5 Outubro 2023
Seminário dos Direitos Humanos

Decorreu hoje no Palácio de Justiça de Bissau o seminário "Formação em Matéria de Violência Baseada em Gênero e o Sistema Judicial na Guiné-Bissau".

O seminário tem como principal objectivo a criação de uma rede de mulheres funcionárias do sistema judicial da Guiné-Bissau, fortalecendo desta forma o trabalho em conjunto e promovendo a igualdade de género no Poder Judiciário. Esta é uma iniciativa que faz parte de uma série de formações que visa capacitar Juízas e Magistradas do Ministério Público, Associação das Mulheres Juristas, Oficiais de Justiça, Polícia Judiciária, Advogadas, Técnicas de acesso a justiça e outros profissionais da área forense.

A realização desta atividade alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nomeadamente o ODS 5, que destaca a importância de ativar mecanismos para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Para uma melhor contextualização do tema em questão, o seminário contou com três sessões cujos temas escolhidos foram: Violência Baseada em Gênero e Inclusão: conceitos e desafios; A Importância das Mulheres no Tratamento dos Casos de Violência Baseada em Gênero; A importância do trabalho em rede para responder os casos de violência de gênero.

O aumento de número de atividades e ações deste género, contribuem para construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e produtiva, reduzindo assim a violência (moral, financeira, física), que muitas mulheres sofrem diariamente.

Fomentar no Poder Judiciário a cultura da igualdade de gênero, é de certa forma, activar mecanismos de respostas que envolvem mulheres como parte operacional do sistema que elabora políticas/estratégias, e  também, que busca soluções para os diversos problemas relacionados a este assunto.

Neste sentido, que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Alto Comissariado para os Direitos Humanos (OHCHR) têm vindo a apoiar varias atividades no país afim de contribuir para que a meta e os objectivos estabelecidos na Agenda 2030 sejam cumpridos.

Veja abaixo as fotografias do seminário realizado hoje em Bissau.

 

Seminário dos Direitos Humanos

Seminário Direitos humanos

Direitos Humanos Seminário

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails