Passar para o conteúdo principal

Relançamento das Actividades Económicas das "Bideiras" afectadas pela Pandemia da COVID-19

8 Fevereiro 2022
Bideiras Buba

O Projeto  "Relançamento das Actividades Económicas das "Bideiras" afectadas pela Pandemia da COVID 19 é um projeto implementado pela ONG Ação para o Desenvolvimento Sustentável (ADS) e financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, através da plataforma Na Nô Mon.  Este projeto apoia um grupo de mulheres que vendem no Mercado de Buba.

As mulheres desenvolvem atividades económicas, com iniciativas próprias para garantir as despesas familiares, incluindo custos escolares e saúde para os seus filhos, alavancando a economia da Cidade de Buba.

Na primeira fase deste projeto, foi aplicado um questionário para melhor conhecer a situação real de cada uma das beneficiárias. Após a aplicação do questionário foi feita uma seleção, considerando o número elevado das mulheres com dificuldades económicas.

Neste preciso momento, 38 mulheres já beneficiaram do projeto e têm vindo a participar de forma ativa na implementação  do mesmo,  desenhando futuras ações para a sustentabilidade do projeto.

A capacitação é um outro elemento que foi introduzida para que os objectivos deste projeto sejam alcançados. Para tal, foi adoptada uma metodologia que permite as beneficiárias entenderem  o processo de poupança e de gestão de pequenos negócios. Um dos instrumentos utilizados é a caderneta de poupança, que permite a cada individuo escolher a quantia que deseja poupar em um determinado período de tempo.

O exercício a volta desta caderneta de poupança,  permite uma troca de experiência entre as beneficiárias, e contribui para uma maior estabilidade do negócio.    

O rendimento do negócio é visível, visto que a maior parte das mulheres afirmaram que graças a este apoio, conseguiram reerguer as suas atividades.

O exemplo de sustentabilidade deste projeto, poderá servir de exemplo para muitos projetos semelhantes.

Veja o vídeo abaixo sobre este projeto.

Inscreva-se na nossa lista de e-mails