Projecto de Melhoria da Qualidade de Tratamento Materno Infantil na Região de Cacheu
Na Guiné-Bissau existem muitos problemas e desafios no que tange a área da saúde, muitas regiões têm sofrido com a falta de materiais, professionais e estruturas adequadas para atenderem às necessidades das populações.
A região de Cacheu assim como as demais regiões da Guiné-Bissau não foge à regra. Considerada uma das maiores regiões em termos de prestação de serviço sanitário, a região Conta com 22 estruturas sanitárias, distribuídas entre os 07 Sectores Administrativos da região (Bigene, Bula, Cacheu, Caio, Calequisse, Canchungo e São Domingos), entre as quais, 19 centros de saúde, 02 centros maternos infantis e 01 hospital regional. Entre as referidas estruturas sanitárias, apenas o Centro de saúde de São Domingos e o hospital regional de Cacheu (sediado em Canchungo), dispõem de bloco operatório. Os 02 Centros Maternos Infantis antes referidos, pertencem as áreas sanitárias de São Domingos e Canchungo e atendem apenas as mulheres grávidas e crianças. No entanto, as 20 estruturas sanitárias restantes (19 centros de saúde e 01 hospital regional), atendem igualmente as mulheres grávidas e crianças, estendendo ainda seus serviços à população em geral.
Assim sendo, a maior parte dos centros acima referidos são classificados como os centros do tipo “B” e “C” rural, pertencentes as estruturas sanitárias que funcionam apenas com assistência de enfermeiros de formação médio ou técnico e com poucos meios materiais disponíveis. Os resultados dos diagnósticos realizados entre os anos 2018 e 2019 no âmbito da elaboração dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Sustentável dos 07 Sectores da Região de Cacheu, mostraram claramente que existem "Dificuldades de Acesso ao Serviço de Saúde de Qualidade”, um problema comum entre todos os Sectores desta Região. Problema este que deriva por um lado do déficit de qualificação profissional dos técnicos de saúde (poucos médicos clínicos gerais e inexistência de médicos especialistas) e de outro lado, da insuficiência de materiais/equipamentos médicos necessários para facilitar os diagnósticos e tratamentos de pacientes. Até então, alguns centros de saúde não dispõem de água para a higiene hospitalar e muitos funcionam sem energia elétrica, impossibilitando assim o atendimento de pacientes à noite, sob pena dos mesmos serem atendidos a luz de vela.
Considerando que região de Cacheu é constituída maioritariamente de uma população pobre, com déficit de habitação, alimentação de qualidade, água potável etc, é fácil entender como este contexto/situação alarmante coloca em risco a vida dos cidadãos. De facto, segundo apontam os dados, as taxas de mortalidade materna e infantil tanto nacional como regional de Cacheu são bem superiores à dos países da nossa sub-região Africana.
Para mudar esta realidade o Governo Regional de Cacheu (através da Direção Regional do Plano e Estatísticas) elaborou um projecto afim de reforçar os principais Centros de saúde da região com os materiais e equipamentos médicos e Incentivar o uso e a correcta utilização de materiais e equipamentos doados. Projecto este que foi financiado pelo Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade. Estas ações irão permitir que haja uma melhoria significativa na qualidade de serviços de saúde prestados nas principais estruturas sanitárias da região de Cacheu e evitar o aumento de Infeções Respiratório Ajuda (IRAS), paludismo, diarreia, tuberculose, pressão/tensão arterial, diabetes e febre tifoide entre outros factores apontados como as principais causas de morte.
Veja abaixo as fotografias dos materiais doados aos Centros Materno Infantil de Canchungo e São Domingos e Centros de Saúde de Bula, Cacheu, Caió, Calequisse e Ingoré.
Imagens das ações do projeto de Melhoria da Qualidade de Tratamento Materno infantil no Centro Materno infantil de São Domingos
Imagens das ações do projeto de Melhoria da Qualidade de Tratamento Materno infantil no Centro de Saúde de Calequisse
Imagens das ações do projeto de Melhoria da Qualidade de Tratamento Materno infantil no Centro de Saúde de Bula
Imagens do projeto de Melhoria da Qualidade de Tratamento Materno infantil no Centro de Saúde de Ingoré/Bigene
Imagens das ações do projeto de Melhoria da Qualidade de Tratamento Materno infantil no Centro de Saúde de Caio
Imagens das ações do projeto de Melhoria da Qualidade de Tratamento Materno infantil na Casa das mães do centro de saúde de Cacheu