Projecto de Inclusão Financeira Mulheres de Buba e Francunda Empenhadas em Fazer Poupanças
As mulheres que vendem no mercado de Buba continuam no âmbito do projeto de Inclusão Financeira a fazer poupanças de forma regular garantindo a continuidade de trabalho e sustento familiar.
O que significa poupança? Porquê é importante e como ela pode influenciar a atividade comercial? Estes são alguns conceitos abordados durante o percurso de capacitação que tem permitido a muitas mulheres fazer poupanças significativas que impactam as suas vidas. Além das informações recebidas, é também utilizada como parte da metodologia de trabalho uma caderneta poupança, que é distribuída a todos os membros de grupo para que possam acompanhar o trabalho e colocar na prática o aprendizado.
O projeto de Inclusão Financeira nasceu como uma resposta imediata ou melhor, uma solução para responder as dificuldades/crise financeira que muitas mulheres enfrentaram durante o período da Covid19.
Inicialmente, o grupo de Buba era constituído por 40 mulheres, dividido em dois grupos(20). Considerando os resultados obtidos, o projeto estendeu-se também para Francunda onde 30 mulheres tiveram a oportunidade de participar. Atualmente, o número é muito maior, Buba conta com 70 mulheres e Francunda 45. Um aumento substancial que demonstra interesse da comunidade e sustentabilidade do projeto.
A caixa poupança é aberta normalmente a cada seis meses. Recentemente, foi feita mais uma abertura de caixa poupança (considerada a oitava ronda) onde as beneficiárias conseguiram ver os resultados das suas poupanças. O valor acumulado em Buba foi de 8.859.000 e em Francunda 4.575.000 xof.
A ONG ADS responsável por esta iniciativa garante que ainda há muitas pessoas interessadas, sobretudo mulheres, raparigas e rapazes que desenvolvem atividades geradoras de rendimento, por isso para ADS é muito importante estabelecer novas parcerias para que mais pessoas possam participar desta iniciativa que muito tem contribuído para melhorar a vida de muitas pessoas. A ADS afirma ainda que muitas mulheres jovens têm conseguido garantir os seus estudos graças a este projeto.
que muitos jovens, sobretudo mulheres têm conseguido pagar os estudos graças a estas poupanças.
É importante frisar que estas mulheres representam o pilar económico da família e são as principais responsáveis pela educação e saúde dos seus filhos.
Este projeto foi inicialmente financiado pela Plataforma Na Nô Mon e GEF SGP PNUD
Veja abaixo as fotografias