Passar para o conteúdo principal

Projecto de energia solar “Ubuntu” dá prémio a engenheiro da Guiné-Bissau

14 Outubro 2020
Projecto de energia solar

O engenheiro guineense Adulai Bary e seu sócio na BigTechnology venceram com um projeto de energia solar denominado "Ubuntu", um concurso organizado pela Dubai Expo 2020, denominado Live Innovation Impact Grant Programe.

O programa apoia ideias inovadoras para melhorar a vida das comunidades e o meio ambiente e Adulai Bari juntou as duas num kit de energia solar que vai ajudar os guineenses em particular e africanos em geral, a terem acesso à eletricidade.

“O projecto já estaria operacional. Mas a pandemia impediu-o de arrancar. O plano é que comece em Janeiro do próximo ano e por isso, já está a ser aperfeiçoado”, disse Adulai Bari à Lusa.

A tecnologia que permitirá levar eletricidade as pessoas que vivem em áreas remotas já existe e está sendo fabricada por um parceiro chinês.

“É uma pequena bateria solar com capacidade para ligar três a cinco lâmpadas em casa, um rádio e um telemóvel, que todas as famílias podem adquirir por cerca de 200.000 francos cfa (cerca de 300 euros) e pagar em prestações mensais de quatro dólares ", explicou o engenheiro de computação, de 30 anos.

Inscreva-se na nossa lista de e-mails