Passar para o conteúdo principal

Produção de Mel, Extração de Sal e Utilização de Fogão "Melhorado"

4 Março 2022
Produção de Mel, Estração de sal e fogão melhorado

O Projeto de Apoio e Incentivo para Construção da Economia Resiliente da Sociedade Inclusiva é um projeto comunitário que visa contribuir para a redução da emissão do dióxido de carbono (CO2) para atmosfera, através do incentivo de iniciativas que abordam desafios económicos, sociais e ambientais.

Este projeto está a ser implementado pela Associação de Promoção do Desenvolvimento Integral Socioeconómico (APRODISE), e foi financiado pelo PNUD através da plataforma Na Nô Mon.

A APRODISE propôs-se a realizar um conjunto de ações como: técnicas de aproveitamento da energia solar para extração de sal, fogão a lenha melhorada e produção de mel com o objectivo de reduzir a poluição ambiental, reforçar a economia e melhorar a qualidade de vida da população local.  Neste sentido, foram realizadas formações técnicas de apicultores para a produção do mel, e das mulheres para a extração do sal.

Para a produção de mel, foram construídas e colocadas 50 colmeias em diferentes localidades no sector de Catió. Estima-se que a produção de mel poderá ser de 1500 kg bruto. Segundo o coordenador do projeto, Wilbonhe Naobna, o mel é considerado um produto de fácil comercialização, dentro e fora do país devido as suas excelentes propriedades.

No processo de extração do sal, as mulheres tiveram a possibilidade em aprender uma técnica nova para a extração de sal, utilizando a energia solar. Esta técnica além de ser menos cansativa, mais rentável, preserva as propriedades do sal. 

No que diz respeito a nova abordagem de fogão "melhorado" o propósito é sensibilizar as mulheres no sentido de reduzirem o consumo de lenha na cozinha,  mostrando-lhes as consequências que a grande emissão do dióxido de carbono comporta para a natureza.

Com todas estas ações em curso, espera-se que haja uma diminuição significante na fuga da camada jovem do campo a para cidade, no corte de árvores e na emissão do CO2.

Veja o vídeo e descubra mais informações sobre este projeto aqui

Inscreva-se na nossa lista de e-mails