Passar para o conteúdo principal

Preservação Da Memória Nacional Para a Paz Sustentável Na Guiné-Bissau

5 Novembro 2020
Evento INEP

Biblioteca Nacional

INEP

No âmbito de uma iniciativa que visa a preservação da memória nacional para a paz sustentável na Guiné Bissau, vai ser realizado no dia 10 de novembro de 2020 às 9h30 no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), o ato solene de cedência de equipamentos de alta tecnologia para salvaguarda e preservação do património documental e da história nacional no país.

Este evento, realizado pelo INEP em parceria com a Associação Guineense de Documentalistas, Arquivistas e Bibliotecários (AGDAB) vem na sequência de  várias atividades que têm vindo a ser desenvolvidas pela AGDAB para salvaguardar o património documental nacional. O projeto conta com o apoio técnico e financeiro do PNUD através do financiamento do Fundo de Consolidação para a Paz das Nações Unidas.

A Guiné-Bissau, assim como qualquer outro país, necessita entender as suas raízes, valorizar o seu percurso histórico, ter a sua história nacional, para poder construir o presente e traçar um futuro sólido, garantindo assim uma paz sustentável.

Neste sentido, é notória a relevância deste projeto para a Guiné-Bissau em termos históricos, culturais, sociais e económicos. Para salvaguardar a memória nacional e permitir que a Guiné-Bissau possa escrever futuramente a a sua História Nacional é fundamental que trabalhos deste género sejam destacados e reconhecidos pela sua importância, porque só assim, a riqueza histórica desconhecida por muitos poderá ser preservada.

Veja o programa deste importante evento 

 

Evento INEP

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails