Passar para o conteúdo principal

Prêmios de Cartas, Histórias em Quadrinhos e Ambiente Organizados pela ONU

18 Fevereiro 2021
Concurso cartas, histórias em quadrinhos e ambiente organizados pela ONU

As agências das Nações Unidas pretendem distinguir cartas escritas por crianças, trabalhos de história em quadradinhos e esforços na área da proteção ambiental. O convite é dirigido a pessoas de todo o mundo que queiram apresentar as suas histórias.

Nas três categorias o que se pretende é o seguinte:

Cartas - O Concurso Internacional de Escrita de Cartas da União Postal Universal(UPU), comemora seu 50º aniversário este ano,  e para tal, o tema escolhido para o ano de 2021 é "Escreva uma carta a um membro da família sobre sua experiência com a Covid19." É de se recordar que no últimos 50 anos, a UPU tem trabalhado com postos nacionais para encorajar jovens escritores de 9 a15 anos a participarem do concurso anual. Em média, mais de 1,2 milhão de jovens participam globalmente a cada ano. As candidaturas já estão abertas, e a data limite para a entrega das cartas é o dia 5 de Maio de 2021. 

O apelo feito pelo diretor geral da UPU, Bishar A. Hussein ao anunciar o vencedor da competição em 2020 é que “no 50º aniversário da competição, seria maravilhoso se todos os 192 países-membros participassem.” 

Quadrinhos -  Para comemorar o  25º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, uma agenda visionária para o empoderamento de mulheres e meninas, em todos os lugares, a ONU Mulheres  está a organizar uma competição de quadrinhos para celebrar esta data, e assim sendo, lançou em conjunto com a Comissão Europeia, a Bélgica, a França, o México e a ONG Cartoons para a Paz, a campanha “Igualdade de Geração: Realizando os direitos das mulheres para um futuro igual" um concurso de história em quadradinhos, indicado para jovens de todo o mundo com a idade compreendida entre os 18 a 28 anos de idade que acreditam na igualdade de gênero e na realização dos direitos das mulheres por um futuro igual. O quadrinho ou desenho animado deve ser sem palavras, ilustrando como seria um mundo com igualdade de gênero. As inscrições estão abertas até 14 de março.

Ambiente - O prêmio Campeões da Terra,  é a maior homenagem da ONU para indivíduos e organizações que estão protegendo o meio ambiente. Nos últimos 15 anos, o prêmio Campeões da Terra destacou o trabalho de pessoas e organizações que dedicaram suas vidas atuando por um planeta mais saudável, justo e sustentável. Os vencedores variam de chefes de Estado e ativistas comunitários, líderes da indústria e cientistas.

Infelizmente, o prazo para as nomeações era o dia 12 de fevereiro de 2021. Mas visto a importância deste concurso fica a sugestão para o próximo concurso. 

E fica assim lançado o desafio!

Entra aqui  e veja as informações referentes a estes concursos.

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails