Passar para o conteúdo principal

Prêmio Equador 2022: Transformando nossa economia e relacionamento com a natureza para o desenvolvimento sustentável

30 Março 2022
Prêmio Equador 2022

 

O Prêmio Equator deste ano reconhecerá iniciativas inovadoras de povos indígenas e comunidades locais que demonstram realizações excepcionais em soluções baseadas na natureza para o desenvolvimento sustentável local. As iniciativas vencedoras serão homenageadas por seus sucessos na proteção, restauração e/ou gestão sustentável da natureza para resultados positivos de desenvolvimento. As prioridades temáticas incluem:

  • Criando uma rede de segurança planetária. Proteção, restauração e/ou gestão sustentável de ecossistemas para ajudar a mitigar as emissões de gases de efeito estufa e/ou apoiar as comunidades na adaptação aos impactos das mudanças climáticas. Isso inclui ações para:
    • Proteger e restaurar a natureza para salvaguardar a água, alimentos, carbono, meios de subsistência e biodiversidade
    • Salvaguardar os direitos dos povos indígenas às suas terras, territórios e recursos, inclusive por meio do uso de tecnologia de ponta 
  • Redefinindo nossa relação com a natureza : Redefinir nossa relação com a natureza, colocando a natureza no centro dos planos e políticas de desenvolvimento local e defendendo os direitos dos defensores da terra e da água. Isso inclui ações para:
    • Integrar os conceitos, o conhecimento tradicional, a visão e o valor da natureza dos povos indígenas e das comunidades locais nos planos e políticas de desenvolvimento local e/ou nacional
    • Defender os defensores da terra e da água, defender os direitos à terra e à água e promover a justiça social e ambiental
  • Criando uma nova economia verde para as pessoas e o planeta. Proteção, restauração e/ou gestão sustentável de ecossistemas terrestres ou marinhos, biodiversidade e/ou vida selvagem que possibilite meios de subsistência sustentáveis, empreendimentos verdes e empregos, incluindo a promoção de economias indígenas. Isso inclui ações para:
    • Acelerar a agricultura regenerativa, agrofloresta e pesca sustentável
    • Garantir que os povos indígenas e comunidades locais e suas micro, pequenas e médias empresas verdes (MPMEs) estejam no centro de cadeias de suprimentos sustentáveis ​​justas e inclusivas
    • Desenvolver a produção sustentável de commodities e promover commodities livres de desmatamento
    • Apoiar e fortalecer as economias indígenas


Será dada consideração especial aos indicados que trabalham na integridade e integridade do ecossistema, equidade intergeracional e igualdade de gênero.

As indicações devem ser enviadas até 5 de abril de 2022, por meio de nosso sistema de indicações online . Se você estiver tendo problemas técnicos, entre em contato conosco em prize@equatorinitiative.org . Saiba mais sobre o Prêmio Equador 2022, critérios de seleção e requisitos de elegibilidade aqui .

Participe!

Inscreva-se na nossa lista de e-mails