Passar para o conteúdo principal

"Por Um Mundo Digital Inclusivo: Inovação e Tecnologia Para a Igualdade de Gênero" Dia Internacional da Mulher

8 Março 2023
Dia Internacional das Mulheres

Comemorada em quase todos os países do mundo o dia 8 de Março Dia Internacional da Mulher, celebra os avanços alcançados em termos de direitos civis, económicos, políticos, sociais, culturais, etc.,  em prol das mulheres, e ao mesmo tempo, é uma data de reflexão sobre as ações que possam constituir eventuais ameaças à desigualdade de género e à violência baseada no género.

Um dos momentos históricos  que marca esta data foi o movimento operário em 1908, quando um grupo de 15 mil mulheres organizaram uma marcha na cidade de Nova York exigindo melhores condições de trabalho, nomeadamente, redução da carga horária, melhores salários e direito ao voto. Todo o esforço destas mulheres e outras, serviu para que fossem verificadas mudanças significativas em muitas sociedades.

Por Um Mundo Digital Inclusivo: Inovação e Tecnologia Para a Igualdade de Gênero, é o lema escolhido este ano para encorajar medidas que fortaleçam a presença feminina no mundo digital. Um mercado que oferece excelente oportunidade de acesso à educação, e que cada vez mais tem-se demonstrando como um espaço que fomenta a criatividade e impulsiona o sector económico.

Segundo o relatório da UN Women's Snapshot 2022 "trazer mulheres e outros grupos marginalizados para a tecnologia resulta em soluções mais criativas e tem maior potencial para inovações que atendam às necessidades das mulheres e promovam a igualdade de gênero. O relatório apontou ainda que "a exclusão das mulheres do mundo digital cortou US$ 1 trilhão do produto interno bruto dos países de baixa e média renda na última década. Sem ação, essa perda crescerá para US $ 1,5 trilhão até 2025."

Estes dados demonstram claramente uma perca evidente que poderia resultar de forma inversa respeitando entre vários factores, da "inclusão".

Para Secretário Geral das Nações Unidas António Guterres "mais mulheres e meninas na ciência é igual a melhores resultados na ciência." O mesmo afirma que "as mulheres e meninas trazem mais diversidade a investigação aumentam o leque de profissionais na área proporcionam novas perspectivas à ciência e à tecnologia beneficiando todos".     

Portanto, comemorar este dia, significa recordar toda a luta, o percurso  e a contribuição que muitas mulheres têm dado nas diferentes áreas: social, política, económica, tecnológica, científica, e sobretudo entender a importância de ações necessárias e concretas para que o direito das mulheres seja verificada na sua plenitude.   

Veja abaixo o discurso do Secretário Geral das Nações Unidas António Guterres nesta data tão especial.

 

 

A plataforma Na Nô Mon, dedica a poesia abaixo a todas as mulheres do mundo. É importante continuar a lutar para garantir o direito da mulher.

Poesia

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails