Passar para o conteúdo principal

PNUD e Cruz Vermelha juntos na Prevenção do COVID-19 no Sector de Bissau

23 Junho 2020
News Cruz Vermelha

Como parte da Resposta de Prevenção do COVID-19 na Guiné Bissau, particularmente no sector de Bissau, o PNUD através da parceria assinada com a Cruz Vermelha, tem apoiado financeiramente as atividades desenvolvidas pelos Voluntários no terreno para a redução do contágio das pessoas e das comunidades no Sector Autónomo de Bissau (SAB).

De acordo com o Coordenador Nacional de Projetos, Daniel Vieira, a resposta da população tem sido bastante positiva, estando as comunidades a aderir à campanha de mobilização e sensibilização com curiosidade e vontade de receber mais informações sobre esta pandemia.
“Temos recebido um retorno muito positivo, a população tem estado a aderir à mobilização. Há um grande défice de informação em relação ao COVID-19 e, portanto, continuar a sensibilizar, mobilizar e informar para a mudança de comportamento e multiplicação da informação por parte das comunidades torna-se fundamental” frisou Daniel Vieira.

Salienta-se que o Projeto de Prevenção e Resposta a Pandemia do COVID-19 conjunto para uma intervenção contínua nos principais bairros do Sector de Bissau, foi assinada a 28 de abril do corrente. A Cruz Vermelha irá receber o financiamento do PNUD e as atividades contempladas nesta iniciativa incluem: i) Capacitação de supervisores e animadores do projeto sobre as medidas de prevenções e resposta da pandemia COVID 19; ii) Mobilização social e de comunicação com os beneficiários que abordam as disparidades entre homens e mulheres nas suas respetivas regiões; iii) Sensibilização sobre o perigo da Pandemia de vírus COVID 19 causas sinais e sintomas; iv) Recolha e análises de dados relativos às informações transmitidas pelas famílias inquiridas, para melhor permitirem tomadas de decisões necessárias sobre o ciclo do projeto; v) Difusão de mensagens chaves sobre as medidas de prevenção e de resposta a essa Pandemia de vírus COVID 19.

De realçar que o cronograma do projeto é de 3 meses, em estreita colaboração com as outras agências da ONU envolvidas, OMS, UNICEF, PAM, UNHCR e parceiros do governo.

O Escritório do PNUD na Guiné Bissau está comprometido em continuar a trabalhar ativamente juntamente com os seus parceiros em tempos desafiantes, bem como melhorar o conhecimento das famílias, juventude e comunidades para a adoção de práticas de prevenção do coronavírus
 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails