Passar para o conteúdo principal

Plano Nacional Estratégico(PNEDH) e Plano de Ação de Direitos Humanos

1 Dezembro 2022
Plano Nacional Estratégico e de Ação Direitos

Iniciou no dia 24 de novembro uma campanha de divulgação do Plano Nacional Estratégico(PNEDH) e Plano de Ação de Direitos Humanos elaborado pelo Governo da Guiné-Bissau. O objectivo principal deste plano é contribuir na promoção da educação para a cultura de paz, direitos humanos e cidadania na sociedade guineense.

Durante 16 dias a comissão nacional  para os direitos humanos irá percorrer várias regiões do país para apresentar aos governadores, administradores, poder tradicional, instituições religiosas, organizações da sociedade civil, Parlamento Infantil, forças de defesa e segurança, membros das organizações de base comunitárias e outros atores locais o PNEDH, afim de juntos abordarem questões relacionadas a sua implementação, de modo tal a facilitar a comunicação e a informação junto às comunidades.  

Nesta primeira fase as localidades percorridas serão Catió (região de Tombali), Buba (região de Quínara), Bafatá, Gabu, Canchungo e São Domingos (região de Cacheu) e Bubaque (região de Bolama/Bijagós).

O Plano Estratégico Nacional para os Direitos Humanos baseado em seis eixos fundamentais engloba os seguintes objetivos, ações e metas específicas: Sistema Nacional de Direitos Humanos; Promoção e Cultura de Direitos Humanos; Participação e Acesso à Justiça; Educação, Saúde e Nível de Vida; Igualdade, Não Discriminação, Diversidade e Inclusão; Combate ao Tráfico de Seres Humanos.

O que se pretende com este plano é mudança do paradigma dos Direitos Humanos no país, sobretudo nas áreas da justiça, educação e saúde, pois é muito importante que o cidadão guineense entenda os seus direitos e deveres para que possa viver num clima de paz, segurança, e bem-estar.  

Essa campanha de divulgação do PNEDH e Plano de Ação é financiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos e o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Veja abaixo as fotografias do trabalho no terreno.

Plano Nacional Estratégico(PNEDH) e Plano de Ação de Direitos Humanos elaborado pelo Governo da Guiné-Bissau

Plano Nacional Estratégico(PNEDH) e Plano de Ação de Direitos Humanos elaborado pelo Governo da Guiné-Bissau

Inscreva-se na nossa lista de e-mails