Passar para o conteúdo principal

Organizações da Sociedade Civil Realizam Djumbai : “Cultivar uma Cultura de Paz em Tempos de Incertezas

23 Setembro 2024
Dia da paz

Em ocasião da celebração do Dia Internacional da Paz celebrado dia 21 de setembro de 2024, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Guiné Bissau organizaram  um encontro Djumbai sob o lema “Cultivar uma Cultura de Paz em Tempos de Incertezas” para refletir sobre esta importante data, assim como o papel e a importância das OSC no processo da consolidação da paz, na promoção dos Direitos Humanos. 

O encontro apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento  (PNUD) teve lugar na Casa dos Direitos e contou com a participação de várias OSC, organizações internacionais e associações locais que juntos abordaram questões globais, desafios nacionais ligados ao processo da paz, segurança e  direitos humanos.

O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos Bubacar Turé  mencionou vários problemas sociais que constituem obstáculos no país para a consolidação da paz e afirmou "nós enquanto OSC temos que estar preparadas para fazer face a estes desafios através das nossas ações de complementaridade, é por isso que estamos aqui, e vamos continuar a defender estes valores para que a paz enquanto valor supremo prevaleça definitivamente na Guiné Bissau".

Na mesma ordem de ideias, a presidente da Rede Paz e Segurança para as Mulheres no Espaço da CEDEAO (REMPSECAO) Elsi Pereira frisou que a "Guiné Bissau está a viver uma fase complexa da sua história, um momento em que a o contexto social e política deixa a desejar pelo que é necessário um diálogo franco, permanente e construtivo que requer o envolvimento de toda a sociedade independentemente da cor partidária é impossível falar do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza enquanto vivemos sobre a sombra de uma incerteza política".

Em representação do PNUD no quadro o Projeto de Estabilização Política José Fernandes realçou que "a organização  tem vindo a trabalhar com as OSC, com as juventudes partidárias e com as mulheres justamente no sentido de contribuir para criar um consenso a volta da estabilidade, a volta daquilo que seriam as prioridades das reformas que foram identificadas no acordo de Conacri e que permanecem validas independentemente do contexto mudar".

Para o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos Fode Caramba "a situação sociopolítica não deve ser reservada só para classe política, pois a sociedade civil não faz política partidária, mas sim deve fazer política social no âmbito do seguimento de politicas publicas para podermos alcançar o desenvolvimento que queremos, este povo não pode continuar a viver sempre de promessas e expectativas, mas sim, deve sentir o desenvolvimento sobretudo no sector social, saúde, educação, infraestrutura água e saneamento".

O PNUD tem contribuído de forma significativa através de vários projetos, programas, atividades e ações para a promoção da Paz e desenvolvimento na Guiné -Bissau.

​​​​​​​​​​O Dia Internacional da Paz  foi estabelecido em 1981 pela ONU e é celebrado anualmente em todo o mundo a 21 de setembro . É um dia dedicado ao reforço dos ideais de paz. 

Veja abaixo as fotografias deste encontro!

Dia da Paz

Dia da paz

Dia da Paz

Dia da Paz

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails