Passar para o conteúdo principal

A Orçamentação Sensível ao Género é Possível: a metodologia aplicada pelo Pro PALOP - TL ISC

24 Março 2021
Pro PALOP

No dia 25 de março, o Pro PALOP-TL ISC realizará o lançamento oficial da publicação ′′ Orçamentação sensível ao género é possível: a metodologia aplicada pelo Pro PALOP - TL ISC ". A ação faz parte da Mulher Comemorações do mês, sob o lema ′′ Mulheres na liderança: alcançar um futuro igualitário num mundo de Covid-19 ′′ que coincide com a realização da CSW65 - ′′ A participação plena e efectiva das mulheres nas decisões tomadas na vida pública ".

A sessão será realizada através da plataforma zoom e será transmitida em direto na página de Facebook do Pro PALOP-TL ISC, nos seguintes fusos horários: Angola-10 H00 | Cabo Verde-8 h00 | Guiné - Bissau-9 h00 | São Tomé e Príncipe-9 h30 | Moçambique-11 h50 | Timor-Leste-18 H00.

Esta iniciativa da Unidade de Gestão do Programa é uma resposta ao desafio lançado pela Coordenadora Residente do Sistema de Nações em Cabo Verde, Ms. Ana Graça, para contribuir para este mês de março com iniciativas concretas dedicadas ao ODS5. Neste contexto, a sessão de lançamento contará com uma Mensagem Especial da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde. A apresentação da publicação será feita pela dona Raquel Coello Cremadas, especialista em Políticas de Empoderamento Econômico no Escritório Regional da ONU para as Américas e as Caraíbas, e pelo Sr. Ricardo Godinho Gomes, diretor técnico do Pro PALOP-TL ISC. O lançamento oficial conclui com um depoimento das mulheres parlamentares sobre a importância e impacto do Orçamento sensível ao género em cada um dos respectivos países.

A publicação que agora é apresentada ao público visa dar a conhecer o processo de Orçamento sensível ao género em diferentes momentos e, simultaneamente, partilhar os resultados práticos alcançados nos diferentes PALOP. A integração da abordagem de género no PALOP-TL fez progressos consideráveis na última década, no entanto, desafios importantes continuam a ser superados. A abordagem Pro PALOP-TL ISC, que utiliza instrumentos como a orçamentação e a análise orçamental sensíveis ao género, bem como a fiscalização parlamentar e o acompanhamento social dos gastos públicos resultantes da promoção de objetivos e políticas para promover a igualdade entre homens e mulheres, permitiu alcançar resultados concreto.

Sobre o Pro PALOP-TL ISC Fase II - Programa para a Consolidação de Sistemas de Gestão de Governança Econômica e Finanças Públicas em PALOP e Timor-Leste visa melhorar a governança econômica no PALOP - TL. O Programa é o resultado da parceria estratégica entre a UE | PNUD, e tem financiamento da União Europeia de 7.7 milhões de euros, administrado diretamente pelo PNUD.

Para mais informações, entre em contacto com a unidade de gestão de projetos Pro PALOP-TL ISC: Ricardo Godinho Gomes, Gestor do Programa & Chefe da Unidade de Gestão Pro PALOP - TL ISC; ricardo.g.gomes@cv.jo.un.org; Graça Sanches, Agente Nacional de Orçamento Sensível ao Género; graca.sanches@cv.jo.un.org ; Ana Vaz, Oficial de Comunicação da Unidade de Gestão do Pro PALOP-TL ISC, ana.vaz@cv.jo.un.org; Zeferino Teka, (UNDP Angola), zeferino.teka@undp.org

Inscreva-se na nossa lista de e-mails