Passar para o conteúdo principal

Oportunidade para Jovens Líderes Africanos

15 Março 2021
Oportunidade para Jovens Líderes Africanos

O Programa de Jovens Líderes Africanos da Escola de Governança Transnacional oferece uma oportunidade única para especialistas em políticas da África desenvolverem ainda mais seu trabalho político e habilidades profissionais entre especialistas internacionais.

No ambiente acadêmico dinâmico do Instituto Universitário Europeu em Florença, os participantes selecionados participarão de workshops, sessões de treinamento e desenvolvimento de habilidades, conferências, visitas de estudo e viagens de campo na Europa. A interação com outros bolsistas, formuladores de políticas e a comunidade acadêmica do EUI tornará esta experiência verdadeiramente inesquecível. O programa de liderança de três meses acontecerá entre setembro e novembro de 2021 e as vagas são totalmente financiadas com uma bolsa de € 2.500 por mês. Os especialistas africanos devem viver na área de Florença durante a sua estada. O idioma do programa é o inglês. O programa é dirigido a decisores políticos, diplomatas e profissionais de África a meio da carreira e com elevado potencial, que trabalham em autoridades nacionais e locais, regionais, continentais, organizações internacionais e parceiros de desenvolvimento, organizações da sociedade civil, universidades, meios de comunicação e sector privado em África . Mais precisamente, o Programa está aberto a jovens profissionais do sexo feminino e masculino, a meio de carreira e executivos, nacionais de países africanos, residentes em África e com menos de quarenta e cinco anos.

O programa está a procura de:

  • Profissionais em meio de carreira (por exemplo, na política, serviço público, negócios, mídia e organizações não governamentais) da África, capazes de demonstrar experiência profissional e potencial para excelência futura na esfera política.
  • Os beneficiários potenciais devem ter pelo menos sete anos de experiência profissional relevante e devem ser capazes de demonstrar competências em profissionalismo, trabalho em equipe, orientação ao cliente, planejamento e organização e potencial liderança.
  • Os potenciais beneficiários devem possuir um Mestrado em Economia, Ciências Sociais, Administração Pública, Desenvolvimento Internacional, Administração de Empresas, Direito, Finanças ou qualquer outra área relevante. Promover e ajudar a avançar em temas estratégicos e áreas de política relevantes para a governança transnacional, incluindo integração regional e governança regional, capacitação de gênero, governança ambiental e mudanças climáticas, governança de recursos transfronteiriços, diplomacia, política digital, governança econômica transfronteiriça, ciências sociais, e catástrofes humanitárias como pandemias, que são cruciais para proporcionar um desenvolvimento sustentável e de propriedade local nos países africanos, bem como para contribuir para a implementação eficaz da Parceria África-UE e da Agenda 2063 da União Africana.
  • Os candidatos devem comprovar experiência, conhecimento ou demonstrar interesse em: (i) planejamento e execução estratégica; (ii) negociação e gestão de mudanças; (iii) formulação de políticas e implementação de desenvolvimento de novas estratégias e procedimentos; (iv) capacidade de se comunicar e interagir com funcionários em todos os níveis do governo e trabalhar efetivamente com uma ampla gama de constituintes em uma comunidade diversa; (v) pesquisa / trabalho analítico em áreas relevantes da governança transnacional; (vi) trabalhar em questões multilaterais, regionais ou continentais africanas.

  • Indivíduos genuinamente engajados envolvidos em questões de políticas, especialmente aquelas relacionadas à governança transnacional. Pessoas auto-motivadas, capazes de apresentar um plano de trabalho claro para a bolsa de forma a mostrar o que o candidato irá alcançar e como esse trabalho terá um efeito ‘multiplicador’ após o programa de treinamento.

  • Colaboradores curiosos e engajados. Espera-se que os participantes façam parte da comunidade EUI diariamente e que participem de discussões entre pares sobre tópicos que podem estar além de sua especialidade.

  • Pessoas fluentes em inglês escrito e falado.

Não perca esta oportunidade!

Entra aqui  para mais informações​​​​​​​

Inscreva-se na nossa lista de e-mails