Passar para o conteúdo principal

O Bem-estar dos Nossos Idosos “Nô Kuida de nô Bedjotis ku amor”

30 Setembro 2022
1 de Outubro

O Programa de Intervenção e Assistência Medica-Social ao Idoso (PIAMSI) - O bom Samaritano, é um programa interventivo criado há um ano por um grupo de jovens multiprofissionais, nas quais estão integradas à equipa, médicos, enfermeiros, assistente social, psicólogo e nutricionista. Uma ação voluntária que surge como mecanismo de luta e combate aos gravíssimos problemas sociais, principalmente de saúde publica que afetam a camada da terceira idade “Nô Bedjotis”.

No quadro da celebração do Dia Internacional do Idoso que é comemorado anualmente  no dia 1 de Outubro, a PIAMSI em parceria com a entidade Nossa Sra. da Candelária, com Amor" decidiu organizar um evento sob lema “Nõ Kuida de nô Bedjotis ku amor” ou seja "Vamos Cuidar dos Nossos Idosos" para homenagear os idosos e sensibilizar a população para as oportunidades e desafios colocados pelo envelhecimento.

Assim, este evento terá como principais objectivos:

  • Chamar a atenção para a existência de desigualdades;
  • Aproveitar as experiências e o aprendizado adquirido ao longo da vida pelos cidadãos da chamada terceira idade e incentivar políticas proactivas e adaptativas de trabalho, promovendo proteção social e dando acesso à cobertura universal de saúde;
  • Refletir sobre as melhores práticas, lições e progressos para mudar as narrativas e estereótipos negativos que envolvem a velhice.

Considerando o profundo respeito dos idosos no contexto e na cultura africana, a comemoração desta data, acaba por ser de extrema relevância, pois permite realçar o papel que os idosos desempenham no seio familiar e na sociedade. Muitos avós, pais, tias e tios orientaram, inspiraram e fizeram sacrifícios para o bem-estar das suas famílias e consequentemente da comunidade.

 

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails