Passar para o conteúdo principal

Nova Perspectiva de Comércio Agrícola para África

20 Abril 2021
Nova perspectiva para o Mercado Agricola

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a União Africana querem impulsionar o comércio agrícola entre os países africanos.

O objetivo é procurar eliminar as barreiras que dificultem as transações no mercado, proporcionando oportunidades para que a compra e venda dos produtos flua da melhor forma possível, provocando o crescimento económico.

Segundo os dados publicados, "a África gasta por ano  US$ 80 bilhões em produtos agrícolas e alimentícios comprados em outras regiões do mundo. O destaque vai para cereais, carnes, laticínios, gorduras, óleos e açúcar". 

Alguns factores como o sistema alfandegário, tarifários  e políticas que incentivam a informalidade têm afectado de forma significante o desenvolvimento deste sector.

Os dados publicados apontam que os países da África consomem menos de 20% do total dos produtos agrícolas vendidos na região. Considerando o potencial do continente, a quantidade e qualidade dos produtos, é fácil entender  que  esta percentagem é muito baixa em relação ao que se poderia alcançar.

A agência da ONU realça a aposta dos países africanos de baixar em 90% os impostos e mais de 5 mil linhas tributárias, além de liberalizarem os serviços.  

A ideia é que só na fase de transição essa liberalização tarifária permitiria gerar até US$ 16,1 bilhões e um crescimento de 33% no comércio de mercadorias, o equivalente a mais do dobro da proporção atual

Inscreva-se na nossa lista de e-mails