Passar para o conteúdo principal

Nota de Repúdio - Movimento Mindjer Ika Tambur

7 Abril 2022
Nota de Repúdio

O Movimento Mindjer Ika Tambur(MIKAT), beneficiaria do projeto Suta Mindjer kaba Dja, no quadro dos projetos comunitários da plataforma Na Nô Mon, emitiu uma Nota de Repúdio perante uma situação grave de violência doméstica ocorrida na região de Bafatá que envolve uma cidadã guineense. 

O objectivo desta organização é lutar contra todos os tipos de violência baseada no género, defender os direitos das mulheres e trabalhar no sentido de as empoderar.

Veja abaixo a nota e vídeo sobre esta situação!

 

NOTA DE REPÚDIO

O Movimento Mindjer ika tambur teve conhecimento do caso que envolve uma, cidadã Guineense, na região de Bafatá, leste de país concretamente no setor de Contubuel, vítima de tentativa de feminicídio (assim considerar), um crime de ódio contra a mulher, justificado pelo marido por esta não lhe ter preparado o almoço!
Segundo as informações a que o MIKAT teve conhecimento, a mulher teve uma parte considerável do seu corpo queimado, um ato de crime macabro que resultou na queimadura de segundo grau, acarretando perigo de vida da mesma, que ainda se encontra hospitalizada sem assistência adequada.
Segundo as informações, a vítima e o marido teriam ido à horta do cajueiro e esta, teria deixado instruções à sua filha para cozinhar sendo que esta não conseguiu desempenhar essa tarefa, ao voltar após esse trabalho árduo deitou-se afim de descansar pelo que esta também estava com febre, e fortes dores de coluna, neste ínterim o marido horas depois igualmente voltando da horta para casa após o trabalho, ao chegar alegou que não tinha comida, sendo assim ficou furioso com o fato, e covardemente, jogou gasolina no corpo da sua esposa e ateou o fogo!
Vale a pena ressaltar que mais uma vez este crime enfatiza a base social e cultural de domesticidade e maternidade que persegue a camada feminina. Este lugar histórico que a mulher foi obrigada à posicionar-se como se fosse intrinsecamente à ela, condenada a exercer até tripla jornada de trabalho, isto é cuidar de casa, buscar sustento fora e ainda cuidar do marido e dos filhos.

Perante o caso acima evocado, reunida a Direção do Movimento Mindjer I Ka Tambur, vem tornar público o seguinte:

  • Condenar sem restrições, a violação da integridade física e os direitos desta cidadã e igualmente manifestar a nossa total solidariedade com a mesma, por quanto é doloroso o atentado a sua honra e dignidade enquanto mulher;
  • Ainda exigir a responsabilização judicial exemplar do “criminoso” do caso, nos ditames da lei;

O MIKAT apela o governo:

  1. À adopção de políticas públicas voltadas à prevenção e combate da impunidade;
  2. Combater violências e crimes orquestrados contra meninas e mulheres;
  3. Criação de gabinete e rede de atendimento dos casos do género e violência doméstica especializadas em todas as esquadras policiais do país;
  4. Criação d3 Centros de acolhimento público às vítimas da violência doméstica entre outros casos;
  5. Encorajar e promover praticas educativas sobre formas de denúncia e segurança às meninas e mulheres vítimas da violência.

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails