Passar para o conteúdo principal

“Não Deixes Que Uma Ilusão Te Leve à Exploração

19 Maio 2021
SEF Campanha contra trafico de seres humanos

No dia 11 do corrente mês, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF Portugal) lançou uma campanha  de sensibilização intitulada “Não deixes que uma ilusão te leve à exploração” dirigida a potenciais vítimas de tráfico humano em São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Esta campanha é feita em parceria com o Serviço de Migração e Fronteiras de São Tomé e Príncipe, no âmbito projeto RIMM (Reinforcement of Integrated Migration Management) e pretende sensibilizar potenciais vítimas de tráfico humano para os perigos da imigração ilegal, com origem em São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde. O projeto RIMM visa contribuir para a regulação dos fluxos migratórios entre a União Europeia e países parceiros e beneficiários (São Tomé e Príncipe como parceiro e Cabo Vede e Guiné-Bissau como beneficiários) e para a prevenção do tráfico de seres humanos para efeitos de exploração laboral, sexual, especialmente o de menores.

De acordo com SEF “Num apelo aos canais de migração regular, o objetivo deste projeto é alertar, nos países de origem, para os riscos associados à imigração ilegal e desprotegida, através da difusão de mensagens-chave”.

Os meios de comunicação nacional e internacional serão utilizados para divulgar esta importante campanha, e para facilitar a compreensão e atingir maior número de pessoas as mensagens que vão ser difundidas não só em português, mas também, em crioulo de Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Serão abordadas várias formas de violência como a exploração sexual, exploração laboral, servidão doméstica e violência física e psicológica.

A partilha da mensagem do SEF irá contribuir para a prevenção e a redução do tráfico de seres humanos.

Inscreva-se na nossa lista de e-mails