Na Nô Mon – Uma plataforma virtual de suporte à comunidade
O PNUD lança um espaço virtual para mapear soluções, trocar conhecimento e facilitar a colaboração para apoiar a resposta ao COVID-19 e além…
Na Nô Mon – No mundo de hoje, que está constantemente a mudar e constantemente a expandir, é cada vez mais importante criar espaços para facilitar a conexão entre comunidades para promover a troca de informações, soluções e práticas mais relevantes.
A importância desse espaço é ampliada ainda mais em situações como a atual pandemia global que paralisou o mundo. Os efeitos do COVID-19 na Guiné-Bissau são intensificados devido ao fraco setor de saúde do país, principalmente nas áreas rurais. O Na Nô Mon fornecerá às comunidades com uma plataforma através da qual eles podem vincular a participação e o diálogo à identificação e ativação de ações locais concretas para o apoio das comunidades no plano de resposta e recuperação do COVID-19. A plataforma fornecerá uma infraestrutura on-line para planejar melhor e desenvolver uma resposta às necessidades e prioridades das comunidades de maneira mais coordenada.
É por isso que o PNUD Guiné-Bissau, em colaboração com o Hub para Parcerias Territoriais do PNUD e a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, decidiu criar uma plataforma para conectar as comunidades locais a todos os atores nacionais e de desenvolvimento que apoiam o desenvolvimento local no terreno, para identificar soluções, replicar a inovação e garantir que as intervenções beneficiem a todos, incluindo os grupos mais vulneráveis.
Na Nô Mon, derivado do termo crioulo que significa “em nossas mãos” significa reunir recursos e informações, literalmente ao alcance dos nossos dedos, e também é representativo do papel que cada nacional da Guiné-Bissau tem no desenvolvimento do país.
De acordo com o princípio da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável de não deixar ninguém para trás, a plataforma de apoio à comunidade foi desenhada para fortalecer as vozes dos membros mais vulneráveis e marginalizados das comunidades locais e as suas capacidades de fornecer contribuições para os processos de desenvolvimento locais e nacionais. Nesse sentido, também serão feitos esforços direcionados para facilitar a participação e a conexão de comunidades frequentemente isoladas ou difíceis de alcançar, por meio de atividades de conscientização.
As principais características do Na Nô Mon incluem:
- Arquivo de informações e publicações dinâmico e pesquisável
- Mapeamento geográfico de soluções e inovações existentes
- Espaços de reuniões para colaborações e co-criação
- Uma base de dados de redes existentes e organizações locais
- Analíticas que fornece analise demográfica instantânea e feedback para facilitadores/moderadores
- Hospeda uma variedade de formatos de multimídia
- Acessibilidade para usuários com baixa largura de banda
- Membros criam perfis, geram mensagens e personalizam notificações
Nós encorajamos você a se inscrever e se tornar um membro da Na No Mon através deste link ou usando a guia de inscrição, para participar das discussões sobre as questões críticas de desenvolvimento que afetam a Guiné-Bissau.
Na Nô Mon servirá como uma infraestrutura on-line crítica para conectar as Organizações da Sociedade Civil (OSC), membros das comunidades, diáspora, o setor privado e parceiros de desenvolvimento, a fim de identificar e compartilhar inovações e soluções, facilitar o compartilhamento de boas práticas e promover um espaço de diálogo e reflexão. Por fim, a plataforma é um espaço para incentivar o diálogo sobre questões cívicas, políticas ou decisões de consequência para a vida das pessoas, comunidades e sociedade.