“Mural do Feminismo" inaugurada na cidade de Bissau
A cidade de Bissau conta com uma nova obra de arte dedicada ao conceito de feminismo.
O Mural do Feminismo, como foi denominado, é uma obra da conceituada muralista Jacqueline de Montaigne realizada no âmbito da Mostra de Arte e Cultura da Guiné-Bissau (MoAC BISS).
A beleza e o conteúdo desta obra é extrema relevância para despertar consciências ligadas ao conceito feminismo, e contribuir para um mundo mais justo e mais equitativo, que garanta à igualdade de direitos entre homens e mulheres, sobretudo, igualdades políticas, sociais, jurídicas e económicas.
Na realização desta iniciativa foram contempladas duas fases: na primeira fase, a muralista Jacqueline de Montaigne, mostra os desafios quotidianos das mulheres guineenses que lutam pelas ruas de Bissau em busca de refeições "janta ku sia" (almoço e jantar), e daquelas que lutam pelos direitos humanos das mulheres através dos movimentos sociais. Já a segunda fase, ficou a cargo dos elementos da Galeria Jovem, que durante o workshop absorveram técnicas partilhadas pela muralista convidada e projetaram a imagem que revela a opressão que é impingida contra as mulheres, com frases que desencorajam comportamentos e atitudes de violação contra às mulheres.
É importante relembrar que segundo a declaração Universal dos Direitos Humanos não deverá existir nenhum tipo de distinção entre seres humanos e que todos devem ser atendidos quando solicitarem que os seus direitos sejam cumpridos independente de sua raça, cor, sexo, religião ou qualquer outro tipo de opinião ou particularidade.
Esta ação é da iniciativa da Corubal em parceria com Mikat e CEPEMG-GB no âmbito da Mostra de Arte e Cultura da Guiné-Bissau (MoAC BISS), que marcou significativamente o mês de Maio na capital guineense, onde artistas nacionais e internacionais unidos pela mesma causa presentearam a população com várias atividades interessantes como música, teatro, moda, literatura, gastronomia, conferências, artes visuais e performativas.
Veja abaixo as fotografias