Passar para o conteúdo principal

“Mural do Feminismo" inaugurada na cidade de Bissau

30 Maio 2023
Mural do Feminismo

A cidade de Bissau conta com uma nova obra de arte dedicada ao conceito de feminismo.

O Mural do Feminismo, como foi denominado, é uma obra da conceituada muralista Jacqueline de Montaigne realizada no âmbito da Mostra de Arte e Cultura da Guiné-Bissau (MoAC BISS).

A beleza  e o conteúdo desta obra é extrema relevância para despertar consciências ligadas ao conceito feminismo, e contribuir para um mundo mais justo e mais equitativo, que garanta à igualdade de direitos entre homens e mulheres, sobretudo, igualdades políticas, sociais, jurídicas e económicas.

Na realização desta iniciativa foram contempladas duas fases: na primeira fase, a muralista Jacqueline de Montaigne, mostra os desafios quotidianos das mulheres guineenses que lutam pelas ruas de Bissau em busca de refeições "janta ku sia" (almoço e jantar), e daquelas que lutam pelos direitos humanos das mulheres através dos movimentos sociais. Já a segunda fase, ficou a cargo dos elementos da Galeria Jovem, que durante o workshop absorveram técnicas partilhadas pela muralista convidada e projetaram a imagem que revela a opressão que é impingida contra as mulheres, com frases que desencorajam comportamentos e atitudes de violação contra às mulheres.

É importante relembrar que segundo a declaração Universal dos Direitos Humanos não deverá existir nenhum tipo de distinção entre seres humanos e que todos devem ser atendidos quando solicitarem que os seus direitos sejam cumpridos independente de sua raça, cor, sexo, religião ou qualquer outro tipo de opinião ou particularidade.

Esta ação é da iniciativa da Corubal em parceria com Mikat e CEPEMG-GB no âmbito da Mostra de Arte e Cultura da Guiné-Bissau (MoAC BISS), que marcou significativamente o mês de Maio na capital guineense, onde artistas nacionais e internacionais unidos pela mesma causa presentearam a população  com várias atividades interessantes como música,  teatro,  moda, literatura, gastronomia, conferências, artes visuais e performativas.

Veja abaixo as fotografias

Mural do feminismo

“Mural do Feminismo" inaugurada na cidade de Bissau

“Mural do Feminismo" inaugurada na cidade de Bissau

“Mural do Feminismo" inaugurada na cidade de Bissau

“Mural do Feminismo" inaugurada na cidade de Bissau

Inscreva-se na nossa lista de e-mails