Passar para o conteúdo principal

Mulheres, Meninas e Pessoas com Deficiência Engajadas na Agricultura, Apicultura e Artesanato

22 Fevereiro 2024
Resultados FUNDDEP

O grupo de 43 mulheres, meninas e pessoas com deficiência continuam engajadas em várias atividades do projeto Incubação e Empreendedorismo Inclusivo com foco na agricultura, apicultura artesanato.

O projeto que nasceu como forma de resposta à situação frágil socioeconómica e financeira que muitos jovens, mulheres e pessoas com deficiência vivem, tem demostrando através dos resultados alcançados que é possível combater a questão do desemprego através de investimentos desta natureza. O trabalho árduo deste grupo permitiu que os seguintes resultados (nas áreas acima referidas) fossem alcançados:

Na agricultura as beneficiárias receberam formações de capacitação em horticultura, que incluiu a preparação de adubos naturais e técnicas de cultivo de alimentos BIO, também produziram viveiros de plantas frutíferas (papaia e limão), moringa e algodão e cultivaram hortaliças (couve, cenoura, cebola, pimenta, beringela, salsa, quiabo, bajiqui, malagueta, nabo, pepino, repolho, feijão); tubérculos (mandioca, batata doce, abóbora, inhame); cereais (milho e arroz). Os produtos cultivados foram comercializados permitindo as beneficiarias obter um certo rendimento, que garante a alimentação, saúde e educação dos seus filhos e dos restantes membros da família. Segundo a organização implementadora, Fundação para Democracia Desenvolvimento Estabilidade  e Paz(FUNDDEP), 37 beneficiárias deste projeto são mães provenientes de mais de 20 famílias distintas. Cada uma delas possui entre 1 à 4 filhos menores e juntos viviam situações de graves carências económicas que lhes impedia de satisfazer as necessidades básicas de alimentação e acesso aos serviços sanitários. Graças à este projeto já conseguem enfrentar, ainda que de forma modesta, as referidas despesas básicas e não só, como também já conseguem pagar os estudos dos próprios filhos permitindo-lhes assim ter acesso à educação outrora suspensa por falta de meios financeiros.

No que diz respeito à apicultura, a formação serviu para entenderem todo o processo de preparação, manutenção  instalação da colmeia, assim como a produção, a colheita de mel e preparação da embalagem.

Em relação ao artesanato a capacitação feita permitiu com que entendessem o sistema de corte e costura, relacionada a produção de vestuários e acessórios, e como o plástico, cartões e vidros podem ser usados como artigos de decoração. 

De um modo geral, pode-se dizer que até agora os resultados alcançados foram:

  • 16 hectares cultivados manualmente hortaliças, couve, abóbora,  pimenta, cereais, tubérculos (batata doce mandioca, inhame, etc,);
  • 20 colmeias com a capacidade de produção 240kg;
  • Formação teórica e prática nas áreas acima citadas;
  • Canalização e montagem de torneiras para facilitar o processo de irrigação.

É importante frisar que capacitar pessoas com deficiência, meninas e mulheres para que se tornem parte integrante no processo de desenvolvimento das suas próprias comunidades através do empreendedorismo, assim como contribuir no combate ao desemprego e imigração clandestina para uma mudança de paradigma é também um dos principais objectivos deste projeto.
Este projeto é  financiado pelo PNUD através da Plataforma Na Nô Mon e implementado pela Fundação para Democracia Desenvolvimento Estabilidade e Paz (FUNDDEP)
Veja 
aqui mais informações sobre o projeto
Veja abaixo as fotografias do projeto!

Resultados FUNDDEP

Resultados FUNDDEP

Resultados FUNDDEP

Resultados FUNDDEP

Resultados FUNDDEP

Resultados FUNDDEP

Resultados FUNDDEP

Resultados FUNDDEP

Resultados FUNDDEP

Resultados FUNDDEP

Resultados FUNDDEP

Resultados FUNDDEP

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails