Passar para o conteúdo principal

Mulheres de Buba e de Francunda Empenhadas em Fazer Poupanças...

13 Dezembro 2023
Mulheres de Francunda

Vender diariamente no mercado, gerir o fluxo económico, questões ligadas a poupança e reinvestimento é o trabalho que as mulheres de Buba e Francunda têm vindo a fazer no âmbito do projeto de Inclusão Financeira. O projeto tem apresentado excelentes resultados a nível financeiro e isto tem contribuído fortemente para que haja um aumento de número de mulheres com vontade em participar do mesmo.

Na semana passada foi feita a abertura da caixa em Francunda e foi verificado que além dos 3.600.000 xof de financiamento, as mulheres conseguiram obter uma poupança adicional de 3.900.000 xof. Segundo a Associação para Desenvolvimento Sustentável (ADS) responsável pela implementação deste projeto, o montante obtido através da poupança é utilizada da seguinte forma: 40%  é utilizado para reinvestir no negócio, 30%  para alimentação, saúde, educação das crianças, transporte etc; 20% para contratação de mão de obra no campo e 10% para investimento em compra de terreno para construção de casa e/ou reabilitação das residências. Para cada negócio é disponibilizado um valor considerando as necessidades do mesmo.

É muito importante lembrar que este projeto iniciou durante o período crítico da pandemia da Covid19 e muitas mulheres que trabalhavam no mercado de Buba (e não só) ficaram completamente  de mãos vazias, sem o seus produtos e sem o poder de compra e venda. Nateman Dabo, é uma delas. Uma das mulheres que vende há muitos anos no mercado de Buba, e que lembra com tristeza este período crítico, onde era muito difícil ter uma vida normal, pois tinham horários reduzidos e dias estabelecidos para venderem os seus produtos. De facto, por causa destas restrições muitas delas viram os seus produtos estragarem por não terem condições de conservar ou esperar a próxima oportunidade de venda. Eram poucas as vezes que conseguiam vender algo, e o que ganhavam não lhes permitia fazer quase nada, sobretudo cobrir os custos do investimento. Nateman Dabo recorda que a única solução que tinham na altura era rezar para conseguirem vender tudo. Em casa, as crianças e os restantes membros da família sentiram as dificuldades a baterem a porta, pois não existiam outros recursos financeiros à disposição para fazer face à crise. Foi precisamente observando toda esta situação dramática que a Associação para Desenvolvimento Sustentável (ADS) decidiu elaborar um projeto comunitário denominado Inclusão Financeira para ajudar as mulheres e famílias necessitadas.  

Atualmente a situação económica destas mulheres mudou. O número das mulheres tem aumentado desde o lançamento do projeto em 2020 e existem ainda muitas mulheres que desejam participar do mesmo, muito embora o projecto apoiado pela Plataforma Na Nô Mon e GEF Small PNUD seja sustentável, a ADS precisaria de mais apoio  para aumentar o numero de beneficiárias.

Mulheres de Francunda

Mulheres de francunda

Francunda

 

Veja abaixo o vídeo realacionado a este projecto!

Inscreva-se na nossa lista de e-mails