Passar para o conteúdo principal

A Mudança Global Começa Com a Resiliência Local

2 Novembro 2022
A mudança Global Começa Com a Resilência Local

No bairro de Pluba, em Bissau, há mais 300 empresas a operar hoje do que há apenas alguns meses atrás. Economia azul, indústrias criativas, finanças digitais, logística e transportes, e transformação de alimentos são apenas alguns exemplos dos sectores em que mulheres e jovens estão a conseguir impulsionar o tecido produtivo do bairro. O projecto "Limitar o impacto da COVID-19. Uma abordagem 3x6" acompanhou-os numa viagem que culmina com o arranque das suas microempresas e na qual a sua perseverança e resiliência ajudaram a definir o caminho.

Elgira Ié tem 26 anos de idade e estudou até ao 7º ano. Tem duas filhas jovens que vão à escola e sonha para elas um futuro como diplomadas universitárias. Confrontada com a pergunta "porquê uma empresa que vende peixe?", a sua resposta é clara: "porque é isso que sei fazer". Ela deixou a escola para ajudar a sua mãe a vender peixe e tem vindo a fazê-lo há 13 anos. Antes da intervenção Elgira já vendia peixe e agora o projecto tem ajudado a melhorar as suas condições de trabalho. "Antes, vendia menos porque não tinha condições para preservar o peixe. Agora, faço muito lucro", explica ela. Com o financiamento do projecto, apoiado pelo Governo do Japão e pelo projecto do PNUD "Blue Economy as a Catalyst to Green Recovery", comprou um congelador vertical, um arca congeladora, baldes, e pequenas ferramentas de trabalho. Ela compra o seu peixe directamente aos pescadores em Bubaque, onde vai de quinze em quinze dias de transporte público.   

Tal como para muitos outros participantes no projecto, a abordagem 3x6, baseada nos componentes convencionais de geração de emprego e promoção dos meios de subsistência, tem sido um elemento chave do impacto do projecto na vida de Elgira. Quando o projecto começou, ela estava a viver com uma das suas tias, mas agora pode alugar o seu próprio espaço para viver com as suas meninas, sempre perto da sua família. "Ela queria deixar o projecto após a primeira fase do trabalho comunitário, não queria continuar a fase de formação porque pensava que não seria capaz de acompanhar as aulas. Tentámos convencê-la a continuar e agora ela tem o seu negócio a funcionar", diz Heldrino Correia, formador e gestor de dados da ENGIM, a ONG internacional italiana que está a implementar o projecto.  

Mudança Global começa com a Resilência local - economia azul

A abordagem 3x6 vê os participantes como parceiros activos na sua própria geração de valor e na recuperação socioeconómica, neste caso a partir dos efeitos particularmente duros da pandemia da COVID-19 no bairro de Pluba. Gerar rendimentos imediatos, injectar recursos na economia local e proporcionar oportunidades para diversificar os meios de subsistência têm sido constantes no cerne desta intervenção. "O projecto deu-me conhecimentos sobre questões de tratamento de resíduos, e também melhorei a minha noção sobre a comunidade, sobre como podemos trabalhar na comunidade", reflecte Mamadú Bá, 31. Contudo, ele não optou pelo sector da limpeza na sua empresa, mas sim pelo empacotado de sal. Enquanto conta que a sua ideia de negócio foi clara desde o momento em que frequentou o módulo sobre produtos locais e nacionais da formação em criação de empresas, está rodeado pelos olhares curiosos dos estudantes mais jovens da escola Guerra Mendes, cuja reabilitação também foi financiada pelo projecto. "Vimos que é difícil encontrar sal nacional embalado, por isso comecei a trabalhar nesta ideia. Compro o sal às mulheres produtoras de sal em Farim, na região de Oio", explica ele, e exibe com orgulho as primeiras embalagens prontas a vender, recém preparadas na sua pequena linha de embalagem em casa.  

O futuro, tanto para Elgira como para Mamadú, parece brilhante. Ela quer que o seu negócio cresça e para vender por toda a Bissau e quer o seu próprio espaço de vendas para poder ajudar a sua família. Ele sonha em poder ganhar o suficiente para continuar os seus estudos. Para facilitar o caminho, existe um acordo com a Câmara Municipal de Bissau para que os beneficiários do projecto fiquem isentos do pagamento de impostos municipais durante os primeiros 6 meses da sua actividade. O objectivo é que eles utilizem todo o financiamento inicial para impulsionar os seus negócios.

Com base no sucesso do caso piloto em Bissau, a experiência serve agora de base prática para o Centro de Inovação expandir a intervenção para além das fronteiras da capital para quatro regiões adicionais. "Aqui fomos mais limitados em termos de ideias empresariais porque o mercado e o espaço são o que são. Havia várias pessoas que se queriam dedicar à horticultura, mas não tinham espaço para ela e a compra da terra seria muito cara", diz Heldrino. Bafata, Bijagos/Bolama, Cacheu e Gabu são as regiões escolhidas para expandir os impactos do projecto de demonstração 3x6, em locais onde as vulnerabilidades são maiores e as oportunidades muito menores.   

Esta nova iniciativa do Centro de Inovação pretende ser mais produtiva e centrada em actividades económicas prioritárias como a agricultura, a economia azul e outras ideias empresariais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao mesmo tempo que presta assistência técnica para promover boas práticas empresariais, a intervenção centrar-se-á no desenvolvimento de competências para apoiar uma maior literacia financeira e acesso ao crédito para empresários, com especial atenção às mulheres e os jovens. Em suma, o fundo permite o acesso à inovação e ao financiamento do empreendedorismo sustentável para as empresas locais nas quatro regiões.

O objectivo do Centro de Inovação é criar um ecossistema funcional para fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento do sector privado, e para alcançar uma transformação estrutural na Guiné-Bissau. Esta escala nas regiões destina-se a desenvolver e aplicar todas as lições aprendidas até agora na capital, para alcançar um efeito catalisador na diversificação económica e no desenvolvimento dos mercados locais através do incentivo de práticas inovadoras. Outras Elgiras e outros Mamadús estão à espera da sua oportunidade nas ilhas e no interior do país, para diversificarem a sua subsistência e para participarem no seu próprio desenvolvimento socioeconómico e no das suas comunidades. Num contexto de crises persistentes, estas histórias modestas de grande resiliência e inovação local impactante contribuem para a mudança global necessária para não deixar ninguém para trás.

Inscreva-se na nossa lista de e-mails