Lançamento oficial do projeto "Nô Na kumé Nô Balur"
O Movimento Mindjer ika Tambur (MIKAT), fez o lançamento oficial do projeto "Nô Na kumé Nô Balur" no passado dia 28 de Julho do ano em curso na sede da Tiniguena.
O referido projeto financiado pelo SGP, GEF e PNUD é uma extensão do Projecto "Suta Mindjer Kaba dja" financiado pelo PNUD através da Plataforma Na Nô Mon, que tem vindo a trabalhar no sentido de formar, capacitar, sensibilizar na matéria de género, empoderamento, liderança e empreendedorismo feminino.
O projeto Nô Na kumé Nô Balur tem como principal objectivo por um lado mitigar os impactos ambientais através da agroecologia e por outro lado proporcionar a redução da desigualdade de género, considerando que em tempos de crises e de eventos climáticos com consequências graves cada vez mais frequentes, as camadas mais vulneráveis são as que mais sofrem, agravando deste modo as desigualdades já existentes e aumentando o grau de vulnerabilidade.
Neste sentido, projetos como estes, acabam por ser de extrema importância pelas ações que exercem em conciliar medidas de redução ou mitigação da desigualdade, violência baseada no género e impacto ambiental, priorizando assim a luta diária das mulheres. A conjugação destes elementos, irá permitir uma maior participação das mulheres em diferentes esferas de tomada de decisão no que tange a políticas voltadas para a questão de Género associadas a economia e ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Um grupo de 50 mulheres da fileira hortícola vinculadas à Granja Pessubé beneficiarão de forma directa deste projecto.
Veja as fotografias do lançamento deste projecto!