Lançamento Oficial do Projecto - Arte como Ativismo: Fomentando o Diálogo e a Ação pelos Direitos humanos
O projeto "Arte como Ativismo: Fomentando o Diálogo e a Ação pelos Direitos humanos" foi lançado hoje oficialmente na Guiné-Bissau pela ONG POLON Arte e Cultura.
O evento que contou com a presença de representantes do PNUD, Ministério da Justiça, Secretaria de Estado de Juventude, Cultura e Desporto, visa promover a criação de bandas desenhadas e obras de arte (pinturas) que retratem os direitos humanos através de expressões artísticas, mas sobretudo, que contribuam para uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa, onde os direitos dos cidadãos são garantidos e respeitados.
Para ilustrar melhor o que se pretende com este projeto foram realizados no decorrer da apresentação, trabalhos de pinturas ao vivo e bandas desenhadas, permitindo assim aos participantes entenderam através de um olhar "prático" o trabalho a ser realizado a nível nacional.
A ideia é ter histórias de direitos humanos e sobre direitos humanos na Guiné-Bissau que reforçam os pilares dos direitos humanos, incluindo, as conquistas e os desafios.
Os temas abordados neste projeto terão uma relação direta com as seguintes áreas: Juventude e Acesso ao Emprego; Mulheres e Violência Baseada no Género; Crianças e Nutrição, Pessoas com Deficiência, Educação, Proteção social, justiça social e resistência às alterações climáticas.
Este projeto é apoiado pelo PNUD Guiné-Bissau através Plataforma Na Nô Mon, em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) dentro do projeto PBF-Direitos Humanos.
Veja abaixo as fotografias do lançamento oficial do projeto.