Passar para o conteúdo principal

Inovação e Empreendedorismo Juvenil Como Aposta Para Melhorar Resultados no Desenvolvimento, Êxito Nas Reformas e Modernização do Estado

26 Agosto 2022
Inovação e empreendedorismo Centro Jovem

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Associação Industrial da Guiné-Bissau,  ultimam detalhes para a criação de um centro de inovação para empresários e jovens empreendedores do país, uma iniciativa que incluí Impact Hub.  

O objectivo principal deste centro é conectar a juventude guineense, reforçar o conceito da inovação, do empreendedorismo e de parceria com diferentes organizações. A criatividade, a partilha de experiência e a conexão com organizações nacionais e internacionais integrados neste projeto, serão os para fundamentais para o aumentar a rede, a produtividade e inclusão da camada juvenil.

O PNUD tem vindo a desenvolver muitas ações com foco na juventude e alguns desses exemplos são:

O projeto Semente Verde ligado ao Impact Hub, que procura encontrar soluções sustentáveis direcionadas a crescente poluição do ambiente causada pelo plástico e incentivar o empreendedorismo criando artigos e bens através do reaproveitamento de materiais.

O fórum chamado “Youth Sounding Board”  que é considerado também um Painel de Auscultação de Jovens, para reforçar o trabalho feito com e em prol dos jovens. A ideia é ter um grupo de jovens com espaço próprio para participar da criação, idealização, programação, revisão/implementação de programas e projetos, juntamente com o PNUD.

Neste mesma linha, a Academia de Liderança em parceria com a Escola Nacional de Administração, tem realizado várias formações que capacitam jovens, permitindo-lhes obter um melhor enquadramento a nível profissional.

Estes projetos estão em perfeita sintonia com outros projetos desenvolvidos pelo PNUD.

Veja abaixo a entrevista do Representante Residente do PNUD Tjark Egenhoff sobre o trabalho que o PNUD tem realizado neste sentido.

 

Inscreva-se na nossa lista de e-mails