Passar para o conteúdo principal

INEP Lança Portal Online

16 Março 2022
Lançamento da biblioteca digital

O Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa (INEP) lançou no dia 15 do corrente mês um Portal Online que permite ter acesso a Biblioteca digital e arquivos públicos nacionais.

O portal online faz parte de um projeto que visa resgatar, preservar, conservar a rica coleção de documentos, livros, jornais e revistas, presentes na biblioteca, considerado de extremo valor para o país.

Durante a Guerra Civil de 7 de junho de 1998, a Guiné-Bissau perdeu uma boa parte do seu arquivo histórico, e graças a este projeto muitas obras foram recuperadas, inclusive aquelas que remontam a época colonial.

Este portal constituí um avanço significante para a população não só por ser crucial para a realização de pesquisas e estudos, mas também porque irá contribuir para a internacionalização das obras nacionais.

O público nacional e internacional terá a possibilidade de explorar a plataforma e conhecer várias obras literárias e documentos presentes na biblioteca.

Durante o evento também foi lançado a segunda edição do livro "N'tori Palan na Contanu História de Guiné-Bissau", a famosa banda desenhada guineense.

O livro, produzido no âmbito do projeto "Estabilização política e reforma através da construção de confiança e dialogo inclusivo" com apoio do PNUD e financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (PBF), narra a história política,  social e cultural dos vários cenários e momentos históricos  que o país viveu. 

O evento que teve lugar no anfiteatro do INEP contou com a participação e  presença de alguns membros do governo, das organizações da sociedade civil, e do Representante Residente do PNUD Tjark Egenhoff.

Este projecto é apoiado pelo PNUD, através do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz, e contou o árduo trabalho de ex funcionários da biblioteca, jovens estudantes que se identificaram com a causa e decidiram ajudar.

Entra aqui  e explore a biblioteca digital

Veja o vídeo e entenda melhor o projeto.

Fotografias do evento

lançamento da biblioteca digital

Lançamento da biblioteca digital

Lançamento da biblioteca digital

Lançamento da biblioteca digital

Lançamento da biblioteca digital

Lançamento da biblioteca digital

Lançamento da biblioteca digital

Inscreva-se na nossa lista de e-mails