INEP Lança Portal Online
O Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa (INEP) lançou no dia 15 do corrente mês um Portal Online que permite ter acesso a Biblioteca digital e arquivos públicos nacionais.
O portal online faz parte de um projeto que visa resgatar, preservar, conservar a rica coleção de documentos, livros, jornais e revistas, presentes na biblioteca, considerado de extremo valor para o país.
Durante a Guerra Civil de 7 de junho de 1998, a Guiné-Bissau perdeu uma boa parte do seu arquivo histórico, e graças a este projeto muitas obras foram recuperadas, inclusive aquelas que remontam a época colonial.
Este portal constituí um avanço significante para a população não só por ser crucial para a realização de pesquisas e estudos, mas também porque irá contribuir para a internacionalização das obras nacionais.
O público nacional e internacional terá a possibilidade de explorar a plataforma e conhecer várias obras literárias e documentos presentes na biblioteca.
Durante o evento também foi lançado a segunda edição do livro "N'tori Palan na Contanu História de Guiné-Bissau", a famosa banda desenhada guineense.
O livro, produzido no âmbito do projeto "Estabilização política e reforma através da construção de confiança e dialogo inclusivo" com apoio do PNUD e financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (PBF), narra a história política, social e cultural dos vários cenários e momentos históricos que o país viveu.
O evento que teve lugar no anfiteatro do INEP contou com a participação e presença de alguns membros do governo, das organizações da sociedade civil, e do Representante Residente do PNUD Tjark Egenhoff.
Este projecto é apoiado pelo PNUD, através do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz, e contou o árduo trabalho de ex funcionários da biblioteca, jovens estudantes que se identificaram com a causa e decidiram ajudar.
Entra aqui e explore a biblioteca digital
Veja o vídeo e entenda melhor o projeto.
Fotografias do evento